Vereador de Baliza antecipa resultado do julgamento do TRE sobre ação que pede cassação de Anchieta

By Luiz Valério segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Mais uma vez estive visitando a região Sul de Roraima no último final de semana. Ouvi várias pessoas do povo e autoridades para matérias sobre os problemas das cidades daquela área do estado. Dentre as tantas coisas que ouvi, o que mais me chamou atenção foi a afirmação categórica, feita pelo presidente da Câmara Municipal de São João da Baliza, vereador Gideon Soares de Castro (PTB), de que o governador José de Anchieta (PSDB), vai ser cassado novamente pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por 6 votos a 1.

E não só isso. Gideon disse ainda que a cassação se dará na sessão de amanhã, terça-feira (6), e que Neudo Campos será empossado imediatamente na quarta-feira, às 9h da manhã, para não dar tempo Anchieta recorrer. “Pode esperar pra ver o que eu estou dizendo”, afirmou o presidente da Câmara de Baliza dizendo ter uma “fonte segura”. Agora, como ele sabe disso? Só perguntando aos orixás e à Mãe Dinah.

Nem é preciso dizer que o vereador Gideon Soares faz parte do grupo político do deputado estadual Mecias de Jesus e Neudo Campos (PP). Aliás, ele disse que mantém contato com os dois políticos o tempo inteiro e é assim que fica a par da situação. Eu fui conversar com Gideon sobre outro assunto relativo aos problemas administrativos de São João da Baliza. Terminada a entrevista, sem que eu perguntasse nada, ele passou a falar sobre o resultado da sessão que vai acontecer amanhã. Repito, numa certeza impressionante. Antecipando fatos e votos. Tudo bem que dois juízes eleitorais já manifestaram o voto pela cassação. Mas, daí a um vereador de Baliza saber do resultado da sessão, por antecipação, é curioso.

Vamos adiante. Em que se baseia Gideon Soares - ou quem lhe deu tal certeza – para fazer a antecipação categórica do resultado da sessão de amanhã? Segundo disse o parlamentar baliziense, os membros do Pleno do TRE teriam ficado revoltados com a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de arquivar o processo de cassação do governador José de Anchieta, decidida em 11 de fevereiro deste ano. Ele disse que o argumento do ministro Arnaldo Versiane, alegando falha no processo pelo não arrolamento como parte da ação o radialista Mário César Balduino foi um acinte a Roraima. O vereador citou o desembargador Alcir Gursen de Miranda como um dos nomes mais indignados no TRE local.

O motivo da indignação de Gusen foi a afirmação do ministro Gilson Dipp, segundo o qual os magistrados da Justiça Federal têm uma posição mais isenta e preparada do que os juízes estaduais. Dipp fez tal afirmação durante o julgamento realizado no último dia 29, pelo Pleno do TSE, quando a Corte eleitoral superior decidiu, por 6 votos a 1, acolher o recurso ordinário proposto pela defesa do governador José de Anchieta e seu vice, Chico Rodrigues (Sem Partido) e declarou extinta a representação que cassou os mandatos.

Dipp se referia à defesa feita pelo juiz federal Helder Girão Barreto, quando do julgamento dos embargos que questionavam o pedido de cassação do governador Anchieta sob acusação de conduta vedada no uso da Rádio Difusora de Roraima nas eleições de 2010. Helder Girão foi quem primeiro levantou a tese de que o radialista Mário César deveria ter feito parte da ação desde o início, pois foi quem praticou a conduta vedada pela legislação eleitoral. O juiz federal foi voto vencido na Corte eleitoral regional. Mas foi seu voto que embasou a decisão da maioria dos ministros do TSE para extinguir o processo de casacão de Anchieta.

Gursen de Miranda ficou indignado com a afirmação do ministro Dipp. Daí que até pelo Sul do Estado se fala que os membros do Pleno do TRE pretenderiam dar uma resposta ao TSE com a cassação do governador no julgamento de mais essa ação. Isso segundo o vereador Gideon e seus gurus políticos.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Vereador de Baliza antecipa resultado do julgamento do TRE sobre ação que pede cassação de Anchieta "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.