Corrida eleitoral está a todo vapor no municípios roraimenses

By Luiz Valério sábado, 17 de março de 2012
Tenho rodado os municípios do sul de Roraima e percebo que todos eles estão em ebulição, no que diz respeito às eleições municipais deste ano, assim como acontece aqui em Boa Vista.

De Caracaraí a Rorainópolis, o que se respira são as eleições municipais deste ano. Engraçado como a população dos pequenos municípios é politizada, não no sentido positivo de defender os seus direitos e escolher bem os seus representantes, mas de discutir as questões eleitorais por antecipação e se envolverem com os partidos políticos que lhes despertam a simpatia.

Em Caracaraí estava se desenhando a formação de um grupo de oposição forte, com lideranças políticas locais e empresários, para se contrapor à possível futura candidatura da atual vice-prefeita, Socorro Guerra (PSDB), à sucessão de Odilon Filho.

Mas eis que os egos falaram mais alto e o grupão se rachou, fazendo surgir duas pré-candidaturas alternativas: a do bancário Enildo Júnior (PSC) e a do empresário Walbson Rodrigues (PTB), o Bisson.

Com essa divisão, a tendência é que a oposição se enfraqueça para o benefício da candidatura pretensa de Socorro Guerra. Estive conversando esta semana com os dois pré-candidados oposicionistas – Enildo e Bisson – e nenhum dos dois está disposto a abrir mão.

Aliás, Bisson diz que só retira a sua pré-candidatura se o seu grupo tiver um nome mais viável. Se assim for, ele abre mão da cabeça de chapa. Enildo afirma que sua pré-candidatura não tem volta.Este é o cenário atual de Caracaraí.

Articulações em Baliza

Em São João da Baliza foi realizada uma reunião do Partido Republicano Brasileiro (PRB) no sábado, dia 10 de março, para fazer filiações e discutir os nomes viáveis para que o partido apresente a sua pré-candidatura à sucessão do prefeito Chico Maia (PSDB).

O cacique-mor do PRB aqui em Roraima é o deputado Mecias de Jesus, ex-vice-presidente da Assembleia Legislativa que está dando as cartas na escolha do futuro candidato.

No PRB, o jovem acadêmico de Administração e ex-vereador Renato Barbosa pretende ser o pré-candidato do partido. Mas o seu sonho ainda encontra obstáculo na vontade de Mecias de encontrar um nome com maior densidade eleitoral.

Eu conversei pessoalmente com Renato Barbosa, na manhã de sábado (10), e ele se mostrava empolgado e disposto a brigar pela indicação e apoio do partido. Ele diz que vai respeitar a decisão do seu líder, Mecias. Renato tem como credenciais o fato de ser filho de um ex-prefeito de Baliza, Paulo Barbosa, e de ter sido o mais jovem vereador do Município, na legislatura de 2001, com apenas 19 anos.

Chuva de candidatos em Rorainópolis

Também estive em Rorainópolis, mantendo contato com alguns pretensos candidatos. Num mesmo bloco político, que envolve vários partidos, tem gente saindo pelo ladrão, querendo ser escolhido como pré-candidato e outros se lançando à revelia.

Por exemplo: num dos grupos que pretende fazer oposição ao prefeito James Barro (PSDB) tem gente como os empresários Adilson do Asa, Vilson da Farmácia, Sinésio Arantes e o vereador Pinto Louco, todos querendo ser escolhidos candidato.

No meio dessa semana, o vereador Pinto Louco aproveitou a sessão da Câmara Municipal para se lançar pré-candidato sem consultar os demais colegas. Ele se considera preparado para disputar a prefeitura de Rorainópolis.

Conversei com Pinto Louco por telefone e ele observou que Rorainópolis já teve prefeito empresário, professor, engenheiro e que agora chegou a hora de ter um prefeito vindo da agricultura. Está empolgado, mas deve enfrentar a fúria dos demais postulantes à indicação. Posso estar errado, mas tenho quase certeza que a oposição em Rorainópolis também rachou logo no nascedouro, a exemplo do que aconteceu em Caracaraí.

Correndo por fora está o empresário Marcos da Loja União, que agora resolveu entrar na briga e já se lançou pré-candidato para se contrapor a James Barro. Com bom conceito na sociedade e com uma história pessoal e empresarial singular, Marcos diz estar disposto a encarar o desafio e aposta na falta de credibilidade de James, que aparece mal nas pesquisas.

Pra ser mais preciso, quem está mais bem colocado nas sondagens feitas no município e Vilson da Farmácia, que foi atropelado pela pressa de Pinto Louco em se lançar candidato. Marcos da Loja União aposta exatamente na desunião dos demais postulantes para que a sua pré-candidatura cresça e apareça.

Clima morno em São Luiz e Caroebe

Se as articulações já estão acontecendo em São Luiz e Caroebe, ainda não ganharam as ruas como nos demais municípios. Andei sondando em São Luiz do Anauá os nomes que já começam a se movimentar e fui informado de um professor que estaria disposto a enfrentar o prefeito James Batista.

James também é professor e passou como um rolo compressor por cima do grupo político de Mecias de Jesus, nas eleições de 2008. Hoje, o prefeito enfrenta o peso do desgaste por não ter conseguido cumprir com todas as promessas de campanha.

Em Caroebe também há pouca movimentação e Paulo César Ortiz, que assumiu a prefeitura interinamente em substituição a Arnaldo Muniz e ficou em definitivo no cargo, está razoavelmente bem cotado. O troca-toca de prefeitos em poucos meses deixou a população descrente, mas pouco se fala em outras alternativas. Pelo menos por enquanto.

Eis o quadro político geral do sul do estado. Mas como a política é dinâmica (e safadinha) todas essas situações descritas podem mudar até que as convenções partidárias aconteçam. E é provável que mudem mesmo.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

Um comentário to ''Corrida eleitoral está a todo vapor no municípios roraimenses"

ADD COMMENT
  1. SE FOSSE PARA TRABALHAR DE VERDADE, NAO TERIA TANTA GENTE NO PAREO. OS ORGAOS FISCALIZADORES NAO CONSEGUEM ENXERGAR, MAS NADA JUSTIFICA UM INVESTIMENTO DE TANTO DINHEIRO PARA RECEBER UM SALARIO MINIMO, NO CASO DE VEREADOR PELOS MUNICIPIOS DO INTERIOR. COMO DIZ A MUSICA DE ZE RAMALHO, TO VENDO TUDO, TO VENDO TUDO, TO VENDO TUDO, MAS FINJO QUE SOU MUDO.

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.