Exploração madeireira está a todo vapor em Roraima

By Luiz Valério segunda-feira, 12 de março de 2012

A extração de toras de madeira está a todo vapor na região sul de Roraima

Eu não tenho nada contra o progresso e o desenvolvimento. Absolutamente nada. Mas nessas viagens que tenho feito para a parte sul do Estado de Roraima, tenho ficado deveras preocupado com o futuro da floresta que ainda resta naquela região e que faz aquele bioma ser totalmente diferente do restante do estado.

O intenso fluxo de caminhões carregados de toras de madeira indo e vindo pela BR 174 é espantoso. Na tarde/noite de sábado éramos seguidos (e seguíamos) um comboio composto por nada menos de cinco carretas com toras gigantescas de madeira. Aquelas toras eram, até bem pouco tempo, árvores frondosas que compunham a região de floresta roraimense.

Nas vila Nova Colina, em Rorainópolis, estão instaladas imensas madeireiras que se alimentam das árvores que são derrubadas na região. Aliás, a economia de Rorainópolis, por exemplo, depende em grande parte da atividade de extração de madeira. Mas essa atividade é extremamente prejudicial ao meio ambiente.

O pior de tudo é que não se vê fiscalização nem do Ibama nem de nenhum outro órgão. De Rorainópolis até Boa Vista nenhuma das cinco carretas apinhadas de toras de madeira foi abordada por qualquer fiscal seja da área ambiental ou aduaneira. Nada de nada. Essas carretas entram na cidade de Boa Vista e também circulam livremente sem que ninguém aborde os seus condutores.

Seguindo as carretas e fotografando-as, ficava me perguntando se quem derrubou as árvores tinha licença para fazê-lo. E mais: os caminhoneiros contratados para transportar também estão devidamente documentados pelo Ibama? E ainda: porque não se vê um fiscal do Ibama na região sul de Roraima? Porque a extração de toras de madeira corre de forma tão frouxa? Quem tiver resposta que se manifeste. 

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

2 comentários to ''Exploração madeireira está a todo vapor em Roraima"

ADD COMMENT
  1. Porquê não parou um dos caminhões e perguntou, todos temos o dever de fiscalizar!

    ResponderExcluir

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.