O PROCON da Assembleia e os conflitos de interesse

By Luiz Valério terça-feira, 24 de abril de 2012

Acontece daqui a pouco, na Assembleia Legislativa de Roraima, o lançamento do Serviço de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (PROCON). A ideia parece boa, mas fico me perguntando o serviço vai ter a altivez necessária para fiscalizar os negócios dos próprios deputados, que são proprietários de empresa e nem sempre tratam a clientela como o devido respeito.

Cito o exemplo das empresas terceirizadas de limpeza, que nem sempre prestam um serviço de qualidade e quase sempre negligenciam no pagamento dos seus funcionários. Quantas denúncias não já foram publicadas pela imprensa dando conta de problemas com essas terceirizadas, no que diz respeito ao pagamento dos seus colaboradores?

Tudo bem, podem dizer que este assunto é de responsabilidade da Justiça do Trabalho. E é verdade. O que eu quero mostrar é quem nem sempre o Poder Legislativo tem a altivez necessária para fiscalizar empresas, porque muitos parlamentares são empresários (ou mantém empresas em nome de terceiros) que mantêm contrato com o poder público o que é terminantemente proibido pela Constituição.

Mas, sejamos otimistas, e imaginemos que o PROCON vai funcionar bem. Imaginemos que não haverá conflitos de interesses e que o cidadão consumidor vai ter os seus direitos devidamente defendidos pelo novo órgão. É, sejamos otimistas. Acreditemos que está nascendo um órgão que vai enquadrar os empresários que negligenciam no atendimento ao seu bem mais precioso, que são os consumidores. Acreditemos.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " O PROCON da Assembleia e os conflitos de interesse "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.