Ângela Portela diz que Soldado Sampaio está ansioso; ela quer Neudo Campos candidato ao Senador

By Luiz Valério quinta-feira, 24 de abril de 2014

O discurso do deputado estadual Soldado Sampaio (PC do B), hoje pela manhã na Assembleia Legislativa, externou o que considero fragilidade do grupo oposicionista, que pretende fazer frente à máquina administrativa do estado, na disputa pelo governo com o mandatário Chico Rodrigues (PSB).

A iniciativa de criticar o próprio grupo em público foi uma atitude um tanto imprudente de Sampaio, que é um dos nomes mais atuantes da oposição ao governo na Assembleia Legislativa. Sampaio, com as informações que passou hoje pela manhã, deixou o grupo situacionista rindo à toa.

Como pode alguém pensar em disputar o governo, criticar a falta de um projeto de desenvolvimento do grupo que está no poder neste momento, e admitir que o seu grupo também não tem projeto, que não se entende? Entre os integrantes do grupo já há quem considere que a atitude do deputado Soldado Sampaio foi fruto da sua inexperiência política. Afinal, ele exerce o seu primeiro mandato.

Quem esteve na Assembleia Legislativa o ouviu dizer que Ângela anda apática, pois já deveria ter lançado sua candidatura ao governo há pelo menos dois anos. Sampaio disse que o seu grupo político deveria ter instalado “um governo paralelo” para acompanhar as ações do atual governo.

As articulações de Ângela 

Agora há pouco, encontrei por acaso a senadora Ângela Portela na inauguração de três novos blocos de salas de aula e laboratórios da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Ela se mostrou insatisfeita com o discurso de Sampaio. O que Sampaio fez foi mostras as vísceras da oposição. Externou suas fragilidades e supostos desentendimentos.

Ângela Portela desdenhou e me disse que a atitude do deputado deve ser fruto de ansiedade. Ela afirmou que está sim fazendo articulações para a sua candidatura, está mantendo contatos com lideranças e estudando nomes para compor a chapa com ela.

O nome de preferência de Ângela para ser seu vice é o de um médico de família tradicional de Roraima. A senadora afirmou Neudo Campos (PP) tem a intenção de ser candidato a senador na sua chapa. “É o meu candidato dos sonhos”, afirmou ela.

Ângela Portela justificou o fato de ainda não ter lançado oficialmente a sua candidatura ao Governo de Roraima. O lançamento deveria ter ocorrido no dia 13 de abril, mas a mãe da senadora faleceu no dia 12. Por este motivo, o lançamento da sua candidatura foi cancelada.

Briga de egos e a vaga de senador

Ângela, então resolveu ganhar tempo para manter as articulações e acertos com os partidos que pretende ter junto a si. Eu perguntei sobre a possibilidade do senador Mozarildo Cavalcanti compor chapa com ela, na condição de candidato a vice, e Ângela Portela disse que é uma possibilidade. Mas confesso que não senti muita firmeza em sua resposta.

Acabei inferindo qual é a tal briga de egos a que Soldado Sampaio se referiu em seu discurso deve ser quanto à disputa para o senado. Mozarildo Cavalcanti (PTB) já havia me dito que ele é candidato à reeleição. Não pensa em disputar outro cargo. E agora surge Neudo Campos com a vontade de ser ele o candidato e com a simpatia máxima de Ângela Portela.

Ângela prefere Neudo

O fato é que Ângela está se movimentando. Foi isso o que ela me disse. Vai se lançar, sim, candidata ao governo. Quer Neudo como seu candidato a senador. Simpatiza com um médico para ser seu candidato a vice. Está articulando com diversos partidos para construir a mais ampla aliança possível.

E pelo sorriso estampado no rosto dela, está muito confiante. Neudo Campos deverá agregar valor à sua candidatura, pela ótica dos membros dos partidos de oposição. (Eu, cá com meus solitários botões, fico me perguntando como as pessoas podem falar em mudança, combate à corrupção, moralidade na política, etc., e ao mesmo tempo se aliar ao político mais corrupto da história de Roraima, segundo a justiça federal).

Mas esta é a opção dos oposicionistas. O pior é que politicamente, apesar das máculas em sua ficha política, Neudo Campos é um sujeito que desperta paixões em muitos eleitores. Vide o resultado do primeiro turno das eleições de 2010.

Penso que os cacique do grupo oposicionista vão cobrar explicações do deputado Soldado Sampaio pelos seus ditos de hoje. Mas isso faz parte da política. Assisto a tudo e vejo o cenário político se definindo pouco a pouco para o pleito desse ano.

Ah, o lançamento da candidatura de Ângela Portela ao governo deve acontecer até o dia 9 de maio. É esperar para ver.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Ângela Portela diz que Soldado Sampaio está ansioso; ela quer Neudo Campos candidato ao Senador "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.