Chegou o dia de Anchieta sair do governo. E agora, José?

By Luiz Valério sexta-feira, 4 de abril de 2014
 E então chegou o dia – para muitos, o Grande Dia! – em que o governador José de Anchieta (PSDB) vai se desincompatibilizar do governo para concorrer ao Senador por Roraima.

Anchieta sai do governo deixando o estado numa situação difícil, financeiramente falando. Encontrou os cofres cheios de dinheiro deixados pelo velho brigadeiro Ottomar de Souza Pinto e sai deixando milhões em dívida. Roraima está no vermelho.

No ano passado, o governo gastou quase R$ 1 bilhão a mais do que arrecadou. Foram precisamente R$ 865 milhões. E isso em apenas um ano. Nos últimos meses de 2013 e já este ano, o governo fez os repasses dos recursos para os demais poderes sempre com atraso. O que é lamentável.

É fato que Anchieta também fez algumas coisas importantes, muitas delas atrapalhadas, como a titulação das terras repassadas pela União, que virou caso de polícia – Polícia Federal.

Anchieta asfaltou algumas vicinais importantes do estado e fez dessa ação o mote maior do seu segundo mandato. Para cada crítica recebida, Anchieta saía com “mas eu fui o único governador que asfaltou vicinais”.

As obras que poderão ter mais significado – caso não apresentem nenhum problema no seu funcionamento daqui para a frente – são o Hospital de Rorainópolis e a Hidrelétrica de Jatapú, em Caroebe, que recebeu duas novas turbinas.

No entanto, Anchieta, seguindo a estratégia das política retrógrada que vigora há décadas nos rincões do Brasil – deixou para inaugurar todas as obras, digamos, mais significativas, nas suas últimas semanas de governo. Mesmo assim, sai do poder como o mais impopular governador de Roraima das últimas décadas.

Anchieta quer ser senador. Mas pelo governo que fez, não mereceria o voto do eleitor roraimense. Anchieta acredita na força do poder econômico. No entanto, suas chances de eleição vai depender do cenário político que se apresentar para a campanha. Vai depender dos candidatos que estiverem disputando a única vaga de senador em jogo.

E para finalizar, faço aqui uma pergunta: depois que sair do governo, até quando Anchieta continuará sendo cortejado e apoiado pelos deputados estaduais que lhe juraram fidelidade até agora? Eu vou pagar pra ver.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Chegou o dia de Anchieta sair do governo. E agora, José? "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.