Um dia antes do programa Fantástico, da Rede Globo, veicular a matéria sobre o caos que impera na saúde de Roraima – o que deve acontecer amanhã - o governador Chico Rodrigues (PSB), alegando o “quadro preocupante em que se encontra a saúde pública em Roraima hoje”, decretou “Situação Especial de Emergência na Rede Pública Estadual de Saúde”. Como vice-governador e agora governador, Chico Rodrigues só se deu conta disso hoje?

Como não poderia deixar de ser, toda a imprensa foi convidada para ouvir o anúncio do decreto de Nº 17.078-E de 23 de maio, na Sala de Reuniões do Palácio Senador Hélio Campos. A medida estabelece trabalhos que deverão ser executados em um prazo total de 180 dias. Também foram instituídos o Gabinete de Monitoramento da Situação Especial de Emergência (GMSEE) e o Grupo de Trabalho Multissetorial (GTM), que terão a responsabilidade de elaborar um plano que garanta a saúde pública no estado.

O decreto assinado pelo governador Chico Rodrigues estabelece ainda que nos próximos 15 dias, o GTM, elabore o “plano base” para a execução das ações previstas em prol da melhoria no serviço público de saúde.  De acordo com a Assessoria de Comunicação do governo, a decisão levou em consideração um levantamento realizado pela Comissão de Orçamento, Finanças e Administração – COFA.

Este levantamento identificou elevados débitos existentes junto aos fornecedores que atendem a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), inviabilizam o abastecimento regular das unidades hospitalares. “A superlotação das unidades de saúde da rede estadual em função do déficit de leitos, pois há mais de 20 anos não são acrescidos novos leitos no Hospital Geral de Roraima (HGR), único Hospital de referência no Estado de Roraima”, afirma o governo. De novo: o Governo de Roraima só chegou a essa concussão agora?

Enfim, as medidas adotadas pelo governo têm a clara intenção de agir como uma prevenção para a matéria do Fantástico que promete ser bombástica, como diz um jornalista amigo meu.

De acordo com as informações que circularam nas redes sociais da internet e celular, na tarde e noite de ontem, a equipe do Fantástico entrou no Hospital Geral e documentou toda a situação desumana com que são tratados os pacientes que chegam àquela unidade de saúde. Não é curioso que em pleno sábado à tarde o governo convoque a imprensa para anunciar um plano emergencial para a saúde? Eu acho.

Os repórteres do Fantástico também levantaram documentação sobre compras de medicamentos e demais licitações feitos pelo governo para a área da Saúde. O governo Chico Rodrigues tentou se antecipar à veiculação da matéria, com a finalidade de minimizar seus efeitos. Se vai conseguir ou não, só saberemos depois que a matéria do Fantástico for ao ar.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Um dia antes do Fantástico mostrar caos na saúde em Roraima, governo anuncia plano emergencial para a área "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.