Governador Chico Rodrigues decreta estado de emergência na educação de Roraima

By Luiz Valério terça-feira, 3 de junho de 2014
Menos de uma semana depois de ter anunciado a medida em primeira-mão no programa Comando 94, que apresento aqui na Rádio Tropical FM, o governador Chico Rodrigues decretou Situação Especial de Emergência na Rede Pública Estadual de Ensino.

Quando falou sobre a medida, de forma antecipada, Chico Rodrigues, usou os mesmos argumentos anunciados agora há pouco no Salão Nobre do Palácio Senador Hélio Campos. Ele citou no comando 94 da semana passada os problemas na área financeira, condições físicas precárias em inúmeras escolas públicas da capital e do interior, assim como deficiências no abastecimento de gêneros alimentícios para atender a merenda escolar, distribuída hoje para as escolas públicas.

Naquela ocasião, o governador Chico Rodrigues falou que estava à espera da conclusão de um levantamento realizado na Rede Estadual de Educação pela Comissão de Orçamento, Finanças e Administração da Secretaria de Estado da Fazenda (Cofa).

Com a decretação do estado de emergência na Educação estadual, Chico Rodrigues reafirma, indiretamente, a incompetência do seu antecessor, José de Anchieta (PSDB). Em dois meses à frente do governo, Rodrigues já tornou pública a dívida de mais de R$ 700 milhões, a situação precária da saúde (que não era novidade para ninguém) e, agora, a calamidade da educação, outra situação saltava aos olhos.

Nós, professores (é, eu também sou professor) vivemos uma realidade bastante complicada nas escolas estaduais. Estrutura precária, escolas há muito tempo precisando de reformas, falta de material didático, total ausência de equipamentos tecnológicos para dar uma aula dentro da realidade dos alunos, que já estão naturalmente conectados, etc. Aos poucos, Chico Rodrigues vai descortinando as mazelas da gestão anterior, da qual ele já fazia parte.

Dizer que ele desconhecia todos esses problemas é brincar com a inteligência dos roraimenses. Seria sensato ele dizer que sabia, mas na condição de vice-governador, que não manda em nada, pouca coisa ou absolutamente nada pode fazer antes de assumir o governo. Alegar que só tomou conhecimento mediante esses tais levantamentos e estudos não é de todo honesto.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Governador Chico Rodrigues decreta estado de emergência na educação de Roraima "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.