A iminência da dança das cadeiras no governo de Suely Campos

By Luiz Valério quarta-feira, 21 de outubro de 2015
Por enquanto, as possíveis mudanças no primeiro escalão do governo ainda estão no campo das especulações, até que a governadora se pronuncie sobre o assunto
O dia hoje foi de muitas especulações quanto a possíveis mudanças no primeiro escalão do governo Suely Campos (PP). Na verdade, faz dias que se fala na iminência de alterações em pelo menos quatro secretarias. Mas hoje essas informações de bastidores vieram acompanhadas de nomes e sobrenomes.

Apesar de se esforçar para fazer um bom trabalho à frente da Secretaria de Comunicação, a saída de Ivo Galindo do cargo é dada como certa já faz algum tempo. Hoje eu fiquei sabendo de fontes influentes que a jornalista Cida Lacerda teria sido convidada por ninguém menos que Neudo Campos, consultor técnico da Governadoria, para ocupar o cargo.

Faz pouco tempo que Cida Lacerda esteve à frente da Comunicação da Câmara Municipal de Boa Vista, mas jogou a toalha devido ao estilo trombador de alguns vereadores, que querem levar tudo no grito. Com Cida Lacerda essa postura desrespeitosa não colou.

Outra que perderia o cargo, conforme os comentários, seria a secretária de Educação Selma Mulinari. E essa alteração viria carregada de pragmatismo. O objetivo maior da mudança seria consagrar um acordo de dama e cavalheiro entre a governadora Suely Campos e o deputado Jalser Renier (PSDC). 

Caso se concretize a saída de Mulinari, a SEED voltará para as mãos sedentas de cargos e orçamento fato que é comum a Jalser. Faz alguns dias que o antes muito hostil G14 tem mudado de postura em relação ao governo. Jalser e seus comandados tem se mostrado bem mais dóceis com o governo. Ou, no mínimo, menos agressivos. Tanto assim, que protelam o quanto podem a criação da CPI da Educação. 

Nas informações que percorreram os bastidores políticos durante o dia de hoje, foram citados ainda o nome do secretário da Fazenda, Kardec Jackson, e o do comandante da Polícia Militar. Os possíveis substitutos ainda não foram dados a conhecer. O titular da Secretaria de Infraestrutura, Flamarion Portela também estaria com os dias contados na pasta.

Há ainda a possibilidade de Jalser Renier (ou Xingu e George Melo) emplacar o ex-deputado Chicão da Silveira (PDT) no Detran. Ultimamente Silveira da sido visto com bastante frequência na Assembleia Legislativa. Hoje à tarde, uma fonte que vive o dia a dia do governo me disse que é praticamente certa a ida de Chicão da Silveira para o Detran.

Mas, por enquanto, tudo está no campo das especulações, até que a governadora se pronuncie sobre o assunto. Durante solenidade realizada em Amajarí para a inauguração da ponte sobre o rio Ereu, burburinhos e comentários sobre mudança de secretários faziam parte das conversas. Mas ninguém teve coragem de perguntar à governadora sobre se ela pretende, de fato, mudar peças do seu governo.

Resta agora esperar para saber o que a governadora Suely vai decidir. Porque quem tem o poder de decisão é ela. E somente ela saberá o que fazer quando chegar a hora. Por hora, é aguardar para conferir.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " A iminência da dança das cadeiras no governo de Suely Campos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.