Deputados deixam de comparecer para trabalhar nas comissões da Assembleia Legislativa

By Luiz Valério terça-feira, 20 de outubro de 2015
O deputado Jorge Everton disse ser inadmissível que os deputados faltem sistematicamente às reuniões das comissões 
A ausência de projetos na pauta de hoje da sessão da Assembleia Legislativa de Roraima externou um problema antigo da Casa: os deputados que compõem as comissões geralmente não comparecem para trabalhar na análise dos projetos que tramitam naquele poder.

Apesar do assunto ter sido levantado em plenário hoje, esse problema de falta dos deputados nas comissões vem de longo tempo. Tem sido corriqueiro projetos serem analisados em comissão conjunta no plenário da Assembleia Legislativa desde a legislatura passada, quando a maioria dos atuais parlamentares já faziam parte do legislativo estadual.

Diante da situação delicada, o corregedor-geral da Casa, deputado Massamy Eda (PMDB), disse que, de acordo com o Regimento Interno da Corregedoria, vai punir com substituição aqueles deputados que tiverem quatro faltas às reuniões das comissões. Ele disse querer o nome dos faltosos para tomar as providências cabíveis.

O presidente da CCJ, deputado Jorge Everton (PMDB), disse que ontem encerrou a sessão da comissão por falta de quórum, pois os parlamentares que a compõem não compareceram em número suficiente para deliberar sobre os quatro projetos que aguardam para ser analisados.

Devido à falta de compromisso dos deputados para com as comissões das quais participam, foi preciso interromper a sessão desta manhã para que os projetos que deveriam ter sido analisados em comissão fossem votados por uma comissão conjunta em plenário.

Entre os projetos estava o Decreto Legislativo que pede a suspensão dos contratos da Secretaria de Educação e que foi rejeitado pelos deputados por três votos contrários e uma abstenção.

“É inadmissível que não haja projetos na pauta do dia porque as comissões não se reúnem para deliberar sobre eles”, criticou Jorge Everton. Instado a tomar alguma providência, o presidente da Casa, deputado Jalser Renier (PSDC), disse que não cabe a ele ficar lembrando aos membros e presidentes de comissões de que precisam comparecer à Casa para trabalhar.

Leia mais sobre Política no Blog do Luiz Valério
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Deputados deixam de comparecer para trabalhar nas comissões da Assembleia Legislativa "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.