MOSCA DA CARAMBOLA - Ministério da Agricultura pode proibir exportação de pimenta de cheiro de RR

By Luiz Valério domingo, 18 de outubro de 2015
Plácido Alves diz que o combate à mosca da carambola está sendo feito no sul do estado, mas é preciso investimento do governo federal para vencê-la - Foto: Osmar Morais
A praga da mosca da carambola, presente na região sul de Roraima, preocupa a Superintendência Federal de Agricultura no estado, que tem feito diversas ações para contê-la. O foco da praga se concentra hoje com mais intensidade em Rorainópolis, onde diversas culturas estão comprometidas, pois não podem ser exportadas para o Amazonas.

Uma instrução normativa do Ministério da Agricultura, que está para ser publicada, pode restringir ainda mais os produtos exportáveis de Roraima, como é o caso da pimenta de cheiro, cultura bastante forte em Rorainópolis. O produto é um dos hospedeiros da mosca da carambola.

Só para se ter uma ideia da dimensão do problema, apenas um produtor da vicinal 36 deste município produz em torno de cinco toneladas de pimenta de cheiro por semana. Caso a instrução normativa vete a exportação do produto para o estado vizinho, o prejuízo para os agricultores da região será tremendo.

Plácido Alves, superintendente federal de agricultura em Roraima, diz que o órgão está fazendo o monitoramento da praga nas áreas que foram consideradas endêmicas no estado. Ele afirma que o combate à mosca da carambola é fácil de fazer, mas precisa de ações concretas e investimentos do governo federal para ter eficácia.

Leia o post completo no Blog do Luiz Valério
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " MOSCA DA CARAMBOLA - Ministério da Agricultura pode proibir exportação de pimenta de cheiro de RR "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.