Violência contra a mulher: 187 assassinadas em 10 anos

By Lucion Oliveira segunda-feira, 19 de outubro de 2015
Estudiosos discutem o combate à violência contra a mulher na Região do Cariri
A violência contra as mulheres preocupa a sociedade e tem despertado o interesse de estudiosos do tema. No período de 2005 a 2015, 187 mulheres foram assassinadas na Região do Cariri.

Os dados foram apresentados durante lançamento do Observatório da Violência Contra a Mulher do Cariri, que marcou a inauguração dos espaços do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ) e Comissão de Direitos Humanos (CDH-URCA), nas instalações da Universidade Regional do Cariri (URCA), no anexo do bairro São Francisco. 

O projeto, que atuará sob diversas vertentes e de forma multidisciplinar, começa com a parceria da Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado do Ceará.

A Professora Lourdes Góes disse da relevância do Observatório para uma região que vem há alguns anos passando por situações emblemáticas relacionadas à violência, especificamente no caso das mulheres, que tem chamado a atenção. 

Segundo dados apresentados durante o lançamento do Observatório, de 2005 ao ano de 2015, ou seja, em uma década, foram assassinadas na Região do Cariri 187 mulheres. Todos os fenômenos relacionados aos diversos tipos de violência serão estudados, como forma de se buscar, a partir de uma visão ampla, a natureza dessa realidade.

O Reitor Patrício Melo disse que o Observatório irá promover a pesquisa, a sensibilização dos diversos sujeitos sociais, além da produção do observatório em si. 

“O projeto já nasce diante de uma grande responsabilidade, não somente com índices altos relacionados à violência contra a mulher, mas em relação aos jovens”, afirma. Segundo o Reitor, infelizmente esses índices estão acima da média dos indicadores do Estado do Ceará.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Violência contra a mulher: 187 assassinadas em 10 anos "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.