Assembleia Legislativa, uma casa marcada pela corrupção

By Luiz Valério domingo, 19 de junho de 2016
Ao longo dos anos, a Assembleia Legislativa de Roraima tem sido alvo de diversas operações para desbaratar esquemas de corrupção

A Assembleia Legislativa de Roraima tem se revelado ao longo dos anos um verdadeiro antro de corrupção.

Falo isso com tristeza e, desde já, abro as honrosas exceções, pois sei e conheço pessoas sérias, honestas e trabalhadoras que exercem sua função há anos naquela Casa.

Vira e mexe é desbaratado um esquema que ora envolve parlamentares (caso gafanhotos) ora servidores (Operação Cartas Marcadas).

Em 2003 aquele poder foi alvo da Operação Praga no Egito, que desmontou um dos maiores escândalos de corrupção do Brasil, envolvendo diversos deputados, inclusive o hoje presidente da Casa, Jalser Renier (SD).

Na semana passada, o agora ex-deputado Chico Guerra perdeu o mandato e está proibido de assumir qualquer caro ou função pública em decorrência de condenação por sua participação no “caso gafanhotos”.

O presidente da Casa, Jalser Renier, está com o mandato por um fio pelo mesmo motivo. A Justiça Federal aponta Jalser como um dos principais beneficiários do “escândalo dos gafanhotos”.

Também na última semana a sede do Poder Legislativo Estadual foi alvo de uma operação do GAECO, exatamente a “Cartas Marcadas” que desmontou um esquema de fraude em licitações.

Os diretores financeiros, administrativo e da CPL entre outros servidores foram presos por ter montado um esquema de corrupção para fraudar processos de licitação que desviou milhões em recursos públicos desde 2013.

Na última sexta-feira, o Tribunal de Justiça despachou comunicado à imprensa informando que quatro servidores da Assembleia Legislativa foram afastados do cargo por receberem diárias por viagens nunca feitas.

Eles simulavam viagens que nunca aconteciam e recebiam o bônus para custear as despesas do deslocamento fantasma.

Como se pode ver, a corrupção vai dos mais altos cargos até os mais simples.

Infelizmente, o poder de onde emanam as leis que implicam diretamente na vida da população tem sido usado por pessoas inescrupulosas, cujo único objetivo é enriquecer à custa do erário.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Assembleia Legislativa, uma casa marcada pela corrupção "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.