Já pensou numa aliança entre Suely e o G14 para 2018?

By Luiz Valério terça-feira, 4 de julho de 2017

Ainda falta mais de um ano para o pleito de 2018, mas algumas movimentações estão sendo traçadas nos bastidores com o objetivo de definir cenários para as eleições vindouras.

Apesar de ainda se tratar de um movimento embrionário, fontes do blog garantem que está sendo costurada uma tentativa de suposta união entre a governadora Suely Campos (PP) e o hoje arredio G14 com o objetivo de uma possível candidatura em comum para o governo. Parece absurdo? Sim, e é mesmo. Desses absurdos que só a política partidária brasileira é capaz de nos proporcionar.

A coluna Parabólica, da Folha de Boa Vista, deu uma pincelada sobre esse assunto em sua edição de hoje. Eu busco aprofundar a questão nesse post, adicionando mais informações, reflexões e conjecturas.


A questão é a seguinte: Suely aparece em situação preocupante em pesquisas feitas para consumo interno, sempre muito mal avaliada. E diante das dificuldades enfrentadas no atual mandato, não teria interesse em sair à reeleição, apesar da pressão dos seus filhos para que dispute um novo mandato.

Por outro lado, de uma hora para outra arrefeceu o arroubo em torno da abertura do processo de impeachment da governadora na Assembleia Legislativa, até bem pouco tempo dado como líquido e certo.

Os deputados estaduais aprovaram o relatório do deputado Jorge Everton (PMDB) sobre as descobertas da CPI do Sistema Prisional e logo se pensou que o debate em torno do impeachment ganharia corpo no Legislativo estadual. No entanto, o que se viu foi um silêncio sepulcral se estabelecer repentinamente naquele poder.

O sempre verborrágico Jalser Renier subiu à tribuna poucos dias antes do recesso parlamentar e quando se pensava que ele fosse “tocar o terror” contra o governo, ele fez um discurso aparentemente pacificador. A partir dali foi dada a senha de que algo está acontecendo nos bastidores.

Diz-se que Suely tem acenado com alguns benefícios para os membros o G14. Talvez esse seja o motivo da calmaria. Para completar o cenário, chegou o período de recesso e as movimentações na ALERR se ocorrem, se dão apenas longe dos olhos do público.

Mas como eu disse, fontes do blog afirmam que estaria sendo buscado um nome consensual que agregue os interesses do G14 e do atual governo (tarefa bem difícil essa!) para que seja apresentado como substituto de Suely na disputa que se avizinha. Repito, este ainda é um movimento embrionário.

Até aqui essas cogitações podem e devem soar apenas como isso: cogitações. Mas, eu aprendi desde cedo, que onde há fumaça, há fogo. Aguardemos, pois.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Já pensou numa aliança entre Suely e o G14 para 2018? "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.