Vereadores de Baliza 'cabulam' Conferência Municipal de Assistência Social

By Luiz Valério sexta-feira, 14 de julho de 2017
Nehum vereador de Baliza compareceu à Conferência Municipal de Assistência Social
Olá, caríssimos leitores. Estive na tarde desta sexta-feira (14) em São João da Baliza coletando dados e informações para a próxima edição do Jornal Roraisul. O município hoje realizou sua 3ª Conferência de Assistência Social, um evento muito importante para qualquer cidade, diga-se de passagem. Mas para os vereadores de Baliza aquela conferência parece não ter tido nenhuma relevância. Nenhum deles se fez presente ao evento, apesar de terem sido convidados. A Câmara Municipal não se fez representar.

Uma das palestrantes fazia severas críticas à flagrante omissão dos parlamentares. O que ela dizia faz todo sentido. O papel dos vereadores é fiscalizar as ações do Executivo, mas também sugerir políticas públicas. Geralmente os vereadores de cidade interioranas entendem poucos sobre formulação de leis e da execução de políticas públicas. Logo, uma conferência como aquela consiste num importante momento de aprendizagem e aperfeiçoamento. Mas os representantes de Baliza não entendem dessa forma.

A palestrante que fazia severas críticas à omissão dos vereadores estava lá como representante do governo estadual. Ela dizia, com razão, para a população cobrar mais compromisso dos seus representantes no Legislativo. Afinal, quando a prefeitura falha na execução de políticas públicas ou se omite na resolução das demandas da sociedade, os vereadores são os primeiros a se manifestar e criticar. Porém, para isso, eles precisam ser participativos. Dar o exemplo.



Quando a crítica aos vereadores pela ausência na Conferência de Assistência Social caiu nos grupos de WhatsApp, um deles se apressou em apresentar justificativa. Foi o vereador Antônio dos Santos que alegou naquele momento estar participando de uma comissão, ouvindo depoimentos.

Ocorre que a Câmara Municipal local é composta por nove vereadores. Pelo menos um deles deveria ter ido representar a Casa. Já era final de tarde e nenhum deles havia aparecido até então.

Porém, os vereadores não eram os únicos ausentes. A própria comunidade teve participação tímida no evento. A secretária municipal de Assistência Social, Maria de Nazaré Ribeiro, disse a este blogueiro que esperava a presença de pelo menos 60 pessoas. No auditório da Universidade Estadual de Roraima (UERR), onde o evento acontecia, só havia 36 participantes na plateia. Lamentável.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Vereadores de Baliza 'cabulam' Conferência Municipal de Assistência Social "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.