Aplicativo Sr. Cidadão
Por enquanto, o aplicativo Sr. Cidadão está disponível apenas para Android
As intermináveis denúncias contra os políticos brasileiros, de todas as colorações partidárias, fizeram aumentar a descrença e a revolta dos eleitores com aqueles que deveriam nos representar dignamente, mas só fazem m... Com tantas informações a respeito do pagamento de propinas milionárias e liberação aleatória de emendas para comprar votos, causando rombo bilionário nas contas públicas - cuja reposição será cobrada da própria sociedade já vilipendiada pelos larápios - faz-se necessário que nós redobremos a vigilância e a fiscalização sobre a atuação dos nossos (in)dignos representantes. Não podemos deixar que eles continuem considerando o povo como o GRANDE OTÁRIO DA NAÇÃO.

Pensando nisso, foi criado o aplicativo Sr. Cidadão, que tem o objetivo de facilitar o acompanhamento das atividades dos políticos previamente selecionados. Afinal, como disse o professor Wagner Gonçalves, tutor do projeto, “o que o político mais tem medo é de ser fiscalizado". Essa é uma grande verdade. Os políticos brasileiros agem com toda essa desfaçatez e descompromisso porque acreditam que nós, os eleitores, não estamos interessados no que eles fazem. E como criam as leis para benefício próprio, ainda têm a certeza da impunidade. Por isso, precisamos usar a tecnologia como uma espécie de lupa para mostrar a eles que não é bem assim. Precisamos chamá-los à responsabilidade.

Disponível para celulares com sistema Android (a versão para iOS está vindo por aí), o aplicativo Sr. Cidadão vai vibrar em seu bolso avisando sobre a atuação dos políticos que você escolher fiscalizar. Trata-se de uma excelente solução para acompanhar o desempenho e a postura da bancada federal do nosso estado, por exemplo, ou o que estão fazendo os deputados estaduais. O Sr. Cidadão pretende ser uma espécie de remédio para a memória curta do eleitor em relação aos políticos que ajuda a eleger. Afinal de contas, 2018 é ano de eleição e muitos dos que venderam o mandato para salvar Temer ou que negligenciam no exercício do mandato nas assembleias legislativas vão bater em nossa porta e em nosso ombro em busca de voto para a reeleição.

O uso do Sr. Cidadão é fácil. Ao baixar e configurar o aplicativo, “o cidadão pode escolher quais casas legislativas, quais estados e quais políticos deseja monitorar”. Assim, ele passará a colher informações espalhadas em várias fontes oficiais, disponibilizando para você, caro eleitor, de forma que você possa interagir com o trabalho do político. Você pode manifestar seu gosto ou desgosto com a atuação do parlamentar. O Sr. Cidadão vai lhe enviar alertas periódicos sobre o trabalho do político, como presença às sessões, sua participação na votação em matérias importantes em plenário e dados eleitorais, como evolução dos bens, gastos e doações recebidas. Ou seja, você vai ficar muito bem informado sobre como anda se comportando seus representantes nas casas legislativas.

Algo que me parece excepcional é o fato de que, de acordo com asua frequência de interação com os alertas recebidos, o aplicativo Sr.Cidadão cria o que os desenvolvedores chamam de “Conselheiro do Voto”, mostrando o político que é mais curtido e menos curtido por você. Precisamos usar a tecnologia como alidada para a prática da cidadania. Uma vez que estamos eternamente com nossos smartphones na palma da mão, poder receber os dados sobre o desempenho dos políticos com apenas o toque de dedo é algo fantástico. Vamos, então, nos municiar de informações, para dizer NÃO àqueles que ainda pensam que podem ganhar nosso voto apenas no gogó.

E aí vamos embarcar nessa? Baixe aqui o aplicativo Sr. Cidadão.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Baixe o aplicativo Sr. Cidadão e fiscalize a atuação dos políticos que você ajudou a eleger "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.