Jucá responde a mais um inquérito sob acusação de recebimento de propina e lavagem de dinheiro

By Luiz Valério terça-feira, 29 de agosto de 2017
Jucá é alvo do terceiro inquérito por corrupção em apenas uma semana
Não tem jeito para o senador Romero Jucá (PMDB). Hoje ele foi alvo do terceiro inquérito apresentado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot em apenas uma semana. Mais uma vez, Jucá é acusado de solicitar e receber propina no valor de R$ 150 mil para favorecer a empreiteira Odebrecht. O político roraimense ainda é acusado de lavagem de dinheiro.

A defesa de Jucá diz que Janot quer fazer a criminalização da atividade parlamentar. O procurador-geral, por sua vez, afirma que Jucá atuou para garantir que a redação da Medida Provisória 651/2014 atendesse aos interesses da Odebrecht e, em contrapartida, recebeu os R$ 150 mil de propina que foram destinados ao Diretório do PMDB de Roraima.

No mesmo dia em que recebeu o dinheiro, o PMDB roraimense, liderado por Jucá, doou igual valor ao comitê de campanha do então candidato ao governo, Chico Rodrigues, que tentava a reeleição. O site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostra a Odebrecht como doadora originária do dinheiro. Ou seja, Jucá não tem como negar que recebeu o valor da empreiteira.

Na sua delação premiada, o ex-executivo da Odebrecht, Cláudio Melo Filho, disse que o pagamento foi feito a pedido de Romero Jucá. A MP 651/2014 recebeu nada menos do que 334 emenda sendo que 23 delas foram apresentadas por Romero Jucá. Sete emendas foram aprovadas de forma integral ou parcial. Todas as emendas aprovadas mudaram o artigo 33 e seus parágrafos, não por coincidência exatamente a parte do texto que mais interessava à Odebrecht.

Comentário do blogueiro

Diz o ditado popular que "onde há fumaça, há fogo". No caso de Jucá o que existe é um incêndio de proporções escandalosas. Incêndio esse que consome sua reputação dia após dia. Será que o eleitorado roraimense vai ter coragem de dar outro mandato de senador a Jucá em 2018? Vale a pena arriscar mais oito anos vendo um político eleito para ser representante do estado ser denunciado por corrupção dia sim outro também?
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Jucá responde a mais um inquérito sob acusação de recebimento de propina e lavagem de dinheiro "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.