Shéridan defende fim das coligações e cláusula de desempenho como formas de moralizar eleições

By Luiz Valério quinta-feira, 24 de agosto de 2017
Shéridan acredita que as mudanças nas regras eleitorais vão moralizar as eleições e a política. Será?
A deputada federal Shéridan (PSDB) apareceu agora há pouco no Jornal da Globo falando sobre seu relatório da reforma política. A expressão mais usada por ela foi "a moralização da política" e dos partidos. Moralização que vai partir de políticos que se mostram imorais... Dá para confiar em algo sério vido de onde vem? Difícil.

A parlamentar roraimense defende que os novos partidos não tenham direito de imediato direito ao fundo partidário. Segundo ela, primeiro eles teriam que atingir uma cláusula de desempenho. Shéridan também considera o sistema de coligações partidárias anacrônico.

Nesta quarta-feira (23), a comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou, por 18 votos a 11, a antecipação do fim das coligações partidárias para a eleição proporcional de 2018. Isso significa que na escolha dos novos deputados federais e estaduais no próximo ano já não teremos mais as coligações.

Os membros da comissão decidiram mudar o texto principal da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 282/16, da qual Shéridan é relatora, que proibia as coligações apenas a partir do pleito de 2020. Agora, a regra já deverá valer para o pleito que se aproxima.

Sheridan defendia a manutenção do texto com a previsão do fim das coligações apenas para as eleições de 2020, mas foi vencida na comissão. Agora ela passou a defender a aprovação célere da proposta já para 2018 como forma de moralização da política e de melhorar as regras das eleições.

“O fim das coligações acaba com a deturpação que existe no processo eleitoral e que não traduz a vontade e a realidade do voto do eleitor brasileiro”, explicou Shéridan. Pela proposta, os pequenos partidos que tenham afinidade ideológica e programática poderão se unir em federação, que terá os mesmos direitos e atribuições regimentais dos partidos das casas legislativas.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Shéridan defende fim das coligações e cláusula de desempenho como formas de moralizar eleições "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.