Canetada exoneratória de Jalser esvazia sessões e semana termina improdutiva na ALERR

By Luiz Valério quinta-feira, 14 de setembro de 2017
As sessões desta semana da Assembleia Legislativa foram esvaziadas pelos deputados - Foto: Luiz Valério (Ilustrativa)
Esta foi mais uma daquelas semanas perdidas na Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR). A canetada dada pelo presidente da Casa, deputado Jalser Renier (SD), exonerando dezenas de servidores comissionados mexeu com os nervos dos parlamentares que, por sua vez, deixaram de participar das sessões desta semana.

Depois da adesão dos deputados Jânio Xingu, Coronel Chagas, Joaquim Ruiz e Odilon Filho à base governista na Casa, na semana passada, o clima ficou tenso pelas bandas do Poder Legislativo. A canetada exoneratória de Jalser acirrou ainda mais os ânimos. O ato foi uma demonstração de força do presidente Legislativo aos ex-aliados.

Com o alvoroço que se instalou na Assembleia, principalmente entre os deputados afetados pela exoneração em massa de seus indicados, não houve clima nem disposição por parte dos deputados para a realização de sessões esta semana.

Eles se envolveram em conversas e reuniões nos gabinetes e na Sala VIP da Casa sem se interessar em participar das sessões, que foram abertas e encerradas rapidamente na terça, quarta e quinta-feira.

Hoje, por exemplo, sequer houve Parlamentares em número suficiente para fazer a recomposição das comissões permanentes da Casa, de acordo com o novo rearranjo das bancadas.

Dessa forma, tivemos uma semana marcada pela ressaca da adesão ao governo dos deputados dissidentes do ex-G16 e pela revanche de Jalser que decidiu tratar os colegas a pão e água. os deputados Xingu e Chagas são os mais indignados com a canetada de Jalser.

O corte brusco de cargos e regalias estremeceu a relação outrora sólida e de camaradagem que existia entre o deputado Coronel Chagas, vice-presidente da Assembleia, e Jalser. Falava-se hoje que Chagas estava a ponto de "chutar o pau da barraca" quanto ao seu bom relacionamento com o presidente da Casa.

No plenário, o primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Naldo da Loteria conversou demoradamente com o vice-líder do grupo governista, Soldado Sampaio, e com cada um dos quatro neo-governistas. O teor da conversa ainda é desconhecido.

O final de semana deve ser pontuado por mais conversas que devem definir o andamento dos trabalhos no Poder Legislativo estadual.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Canetada exoneratória de Jalser esvazia sessões e semana termina improdutiva na ALERR "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.