Jucá é alvo de mais uma denúncia com pedido de prisão. Seria só birra de Janot?

By Luiz Valério sexta-feira, 8 de setembro de 2017
Jucá e mais seis do PMDB viram alvo de nova denúncia com pedido de prisão feita por Rodrigo Janot
Eis que o senador roraimense Romero Jucá (PMDB) virou alvo de mais uma denúncia do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, nesta sexta-feira (8). Quantas vezes eu já escrevi esta frase durante este ano? Diversas. Jucá, Edison Lobão (MA), Jader Barbalho (PA), Renan Calheiros (AL) Valdir Raupp (RO), o ex-senador e ex-presidente José Sarney e ainda o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado foram acusados de formação de quadrilha. Na denúncia, Janot pede a perda do mandato dos políticos que têm mandato, a prisão de todos os denunciados e a devolução de R$ 200 milhões por cada um deles a título de ressarcimento aos cofres públicos e indenização à União.

São tantas denúncias contra Jucá que já dá até para perder a conta. Jucá, do alto da sua empáfia, da última vez que foi denunciado chegou a desdenhar de Janot dizendo que o procurador-geral tem fetiche pelo seu bigode. Foi um comentário infeliz e, portanto, amplamente rechaçado nas redes sociais. Dessa vez, o senador roraimense foi mais contido e afirmou apenas confiar na seriedade do STF e na rejeição da denúncia pela Suprema Corte brasileira. Ele tem 50% de razão. É quase certo que os ministros do Supremo rejeitem a denúncia feita por Janot. Agora, quanto à seriedade do STF, quem ainda no Brasil acredita que temos uma Corte Suprema composta 100% de homens de caráter ilibado? Eu não acredito. O que vemos no noticiário e as decisões tomadas por eles não nos deixam acreditar.

O fato é que quando se fala em denúncia de corrupção o nome de Jucá se faz mais presente do que arroz em festa. Fala-se de mineração em áreas proibidas e Jucá está lá. Denuncia-se pagamento de propina por venda de medidas provisórias e lá está Jucá. Quando o assunto é recebimento de propina de empreiteiras como Odebrecht e OAS, novamente eis que urge o nome do bigode mais irresistível do Brasil, segundo ele próprio. Jucá está simplesmente em todas. Volto a perguntar: seria apenas fixação de Rodrigo Janot pelo político roraimense? Eu particularmente não acredito que seja.

Jucá tem muitas explicações a dar aos eleitores roraimenses e à justiça brasileira. No entanto, até aqui ele tem escapado ileso. São acusações sérias em número estratosférico contra um político que chegou digamos, pobre, em Roraima e se tornou num multimilionário, dono de empresas que vão de emissoras de rádio e televisão a grandes mineradoras, de produtora de TV e jornal impresso a empresa de transporte rodoviário e cartão de crédito. Um patrimônio incalculável ainda que todo ele se encontre no nome dos filhos de Jucá. Aqui em Roraima, porém, todos nós sabemos que é tudo dele. Daí a minha dificuldade em acreditar que Janot está errado, com mania de perseguição. Só com proventos de senador não daria para adquitir tudo que Jucá tem. Só a justiça brasileira não vê o óbvio ululante.

Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Jucá é alvo de mais uma denúncia com pedido de prisão. Seria só birra de Janot? "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.