Pesquisa aponta Suely com rejeição de 47% e Teresa como preferida para o governo em qualquer cenário

By Luiz Valério quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Reprodução de um da pesquisa INOPE sobre a aceitação da governadora Suely Campos
Uma pesquisa de opinião feita pelo Instituto Norte de Pesquisas (INOPE) aponta que a governadora Suely Campos (PP) tem menos de 10% de aprovação por parte da população do Estado de Roraima. Segundo a mesma pesquisa, a principal preocupação da população roraimense é com a saúde, considerada precária. Este seria o principal problema do Estado, de acordo com os dados coletados. Ainda de acordo com o levantamento, a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita (PMDB), é o nome preferido do eleitorado para a disputa pelo governo em 2018 em qualquer cenário.

Conforme a sondagem feita pelo INOPE, o segundo item que mais preocupa a população de Roraima é a corrupção, com 20,8%. Em seguida vem o desemprego, com 12,6%. Segurança pública surge em terceiro lugar, com 10,8%. A falta de energia elétrica é o principal problema do estado para 8,15% dos entrevistados. A crescente migração venezuelana é apontada como fator preocupante por apenas 6,06%. Já a falta de investimento na educação vem logo a seguir com 4,5%. A carência de estrada foi apontado como principal problema do estado por 3,9%. Já a falta de incentivo para a agricultura é o maior problema de Roraima para 1,74% das pessoas ouvidas.

No entanto, o que mais chama atenção na pesquisa INOPE é a rejeição ao governo de Suely Campos. De acordo com os dados, 4,3% das pessoas ouvidas não souberam opinar. Para 19,93% dos entrevistados, a gestão da governadora é ruim. Outros 17,89% consideram a administração de Suely regular. A maioria dos entrevistados, ou 47,61%, disse que o desempenho do governo é péssimo. Apenas 1,39% considera o governo ótimo, enquanto que 0,11% disse que a atual gestão é excelente  e 8,44% da população afirmou que a administração de Suely Campos é boa.

A pesquisa INOPE também simulou dois cenários de intenção de votos para Governo do Estado. Nas duas situações a prefeita de Boa Vista, Teresa Surita, aparece disparada na frente.

No primeiro cenário, Teresa tem 47,9% das intenções de voto. O ex-governador José de Anchieta (PSDB) surge em segundo, com 12,23%, a senadora Ângela Portela (PDT) aparece em terceiro, com 6,93%. Já o deputado Mecias de Jesus surge em quarto lugar, com 4,89% das intenções de votos. Com a máquina administrativa na mão, a governadora Suely Campos aparece com apenas 4,19%. O deputado Jalser Renier (SD), presidente da Assembleia Legislativa, tem 4,72%. Por sua vez, o ex-deputado federal Luciano Castro (PR) surge com 3,78%, o senador Telmário Mota (PDT) tem 2,03%. Já o atual secretário-chefe da Casa Civil do governo, Oleno Matos (PP), tem  1,74%, enquanto os empresários Airton Cascavel  e Antônio Parima aparecem empatados com 1,68%.  Os eleitores que disseram estar indecisos somaram 2,44%. Os que disseram que votariam em  branco ou nulo representam 3,32% e os que afirmaram não saber responder as perguntas ou não opinaram somam 2,38%.

No segundo cenário pesquisado pelo INOPE, a prefeita a Teresa Surita aparece com percentual ainda maior. De acordo com os números da pesquisa, neste segundo cenário Teresa tem 48,83% das intenções de voto. O ex-governador José de Anchieta aparece com 14,51% e a governadora Suely Campos sobe um pouquinho, ficando com 5,18%. Já o senador Telmário Mota surge com 2,62%. Os empresários Airton Cascavel e Antônio Parima aparecem com 3,34 % e 3,78% respectivamente. Os indecisos somaram 11,13%. Brancos e nulos representam 7,92% e aqueles que não sabem ou não opinaram, 2,56%.

Considerado um instituto que tem crescido em credibilidade desde as últimas pesquisas realizadas para as eleições municipais de 2016, o INOPE apresenta a prefeita Teresa Surita como favorita disparada na corrida para o Governo do Estado em 2018. Chama a atenção o fato de que Suely, mesmo tendo a máquina administrativa na mão e tentando agradar as diversas categorias de servidores, não consegue chegar nem aos 10% de aceitação em seu terceiro ano de mandato. Mais curioso ainda é a astronômica rejeição da atual administração estadual. A governadora tem nada menos do que 47,61% de avaliação negativa. Para quem sonha com a reeleição, esse é o pior dos cenários.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Pesquisa aponta Suely com rejeição de 47% e Teresa como preferida para o governo em qualquer cenário "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.