Prefeitos de Baliza e Caroebe são investigados pelo MP devido a irregularidades

By Luiz Valério quarta-feira, 27 de setembro de 2017
O prefeito de Baliza, Marcelo Jorge, está sendo investigado pelo MP por suposta prátida de improbidade administrativa - Foto: Osmar Morais
Os prefeitos dos municípios de São João da Baliza e Caroebe, no Sul de Roraima, viraram alvo de um procedimento instaurado pelo promotor de Justiça da Promotoria de Justiça da Comarca de São Luiz, Antônio Carlos Scheffer Cezar. Marcelo Jorge (PROS) está sendo investigado por suposta prática de crime de improbidade.

Já Argilson Martins (PSDB) é acusado de cometer irregularidades na contratação de servidores da Saúde. As portarias de instauração dos procedimentos foram publicada no Diário da Justiça Eletrônico do dia 21 de setembro.

As Notícias de Fatos nº 003/2017, 005/2017 e 007/2017, que relatam possíveis crimes cometidos pelo gestor, assim como as informações e provas contidas nas denúncias feitas contra o prefeito Marcelo Jorge, motivaram a instauração do procedimento. 

Os fatos levados ao Ministério Pùblico apontam para possíveis atos de improbidade e fraude em licitações na gestão do município.

No caso de Caroebe, denúncias sobre possível prática de nepotismo, suposta irregularidade na concorrência nº 001/2017 (Convênio nº 828100/2016), irregularidades na condução do processo seletivo para contratação de profissionais na área da saúde levaram a Promotoria de Defesa do Patrimônio Pùblico a instaurar o procedimento contra o atual prefeito Argilson Martins (PSDB).

Voltando ao caso de São João da Baliza, o prefeito Marcelo Jorge e seu irmão Reinaldo Moraes Fernandes, já foram condenados em outubro do ano passado, a pena de cinco anos de prisão em regime semiaberto e pagamento de multa pelo crime de peculato no escândalo conhecido como ‘Escândalo dos Gafanhotos’.

Procedimento preparatório é uma processo instaurado para apurar notícias de irregularidades quando os fatos ou a autoria não estão claros ou quando não é evidente que a atribuição de investigação é do Ministério Público Estadual. 

Quando mais informações são reunidas, o procedimento preparatório pode se transformar em inquérito civil, ou mesmo resultar diretamente na propositura de uma ação, caso os fatos e autores fiquem bem definidos durante o processo.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Prefeitos de Baliza e Caroebe são investigados pelo MP devido a irregularidades "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.