Suely rateia governo e atrai quatro deputados para sua base de apoio

By Luiz Valério terça-feira, 5 de setembro de 2017
Quatro deputados e 35 vereadores passaram a integrar a base de apoio da governadora Suely Campos
Já faz algum tempo que este blog vinha alertando sobre movimentos diversos na Assembleia Legislativa, onde os deputados ora se articulavam ameaçando fazer o impeachment da governadora ora com movimentos reversos de aproximação com Suely Campos (PP). Nesta segunda-feira (4), o governo deu um passo largo para minimizar o impacto da oposição no Poder Legislativo, atraindo para sua base os deputados estaduais coronel Gerson Chagas, Joaquim Ruiz, Odilon Filho e Jânio Xingu.

Junto com os parlamentares estaduais vieram também 35 vereadores do interior e da capital e três prefeitos de cidades do interioranas. O anúncio foi feito com pompa e circunstância em solenidade realizada na manhã desta segunda-feira (4), no Palácio Senador Hélio Campos. Suely tenta dar, assim, uma demonstração de força no momento em que o deputado Jalser Renier (SD) recupera plenamente seu fôlego político e passa a esboçar ações com o objetivo de pavimentar a estrada de uma possível candidatura sua ao governo.

Curioso é perceber que os nomes anunciados como novos aliados são de deputados que até duas semanas atrás agiam como críticos contumazes do governo. Xingu, por exemplo, chegou há poucas semanas a fazer afirmações afrontosas ao governo, classificando a atual gestão como despreparada e cheia de esquemas dos quais se beneficiam os parentes da governadora. O deputado Coronel Chagas, um pouco mais diplomático, não era menos crítico do governo. Joaquim Ruiz idem. Aliás, Ruiz fez críticas severas à falta de projeto econômico da gestão de Suely. Odilon é um parlamentar que ainda não disse a que veio.

A que preço essas novas adesões vão sair para o governo e para a sociedade? Fala-se nos corredores do poder que Suely concordou em ratear sua estrutura de governo para abrigar os novos aliados. Diz-se também que essa busca por ampliar sua base de apoio, com a 'filosofia' do custe o que custar, teria o objetivo de conseguir aprovar um empréstimo milionário na Assembleia Legislativa (mais um empréstimo!!!) para fazer investimentos no estado. Sem os votos dos novos convertidos em aliados essa aprovação dificilmente passaria.

Para justificar sua ida para a base governista, o deputado Coronel Chagas disse que assim o decidiu depois de observar o compromisso do governo em dar continuidade aos projetos, como o colégio militar, criado a partir de um projeto de sua autoria. Por sua vez, o deputado Xingu afirmou que “é um homem de posição” e que não fica em cima do muro "errando ou acertando". Segundo ele, sua decisão de aderir à base governista foi bem pensada. Mas não deixa de ser uma mudança repentina para quem até duas semanas atrás considerava o governo um desastre absoluto.

Entre os prefeitos convertidos e novos aliados está o prefeito Argilson Martins (PSDB), de Caroebe, eleito com o apoio do ex-governador José de Anchieta. Segundo o gestor, mesmo ele não compondo a base governista, a governadora Suely Campos não deixou de apoiar o município com ações e investimentos que melhoram a qualidade de vida da população. “O Governo do Estado sempre buscou entendimento com o município de Caroebe. Sempre fomos atendidos em nossas demandas", justificou.

Uma coisa é certa: os articuladores políticos do governo correram contra o tempo para fortalecer suas fileiras e assim evitar que Suely seja tragada por uma onda de ações que estão sendo esboçadas nos bastidores para implodir seu governo. Agora, livre da sentença condenatória que o levou à prisão, o deputado Jalser Renier se mostra uma real ameaça para a continuidade do mandato de Suely. Com essas adesões, o governo buscou se fortalecer para lutar com igual poder de fogo. O que vai acontecer daqui para frente? Só o desenrolar dos acontecimentos dirá.
Luiz Valério

Sou Jornalista e blogueiro. Há 20 anos cubro o mundo político, boa parte desse tempo escrevendo em blogs na Web. Moro em Roraima há 15 anos. Já desenvolvi vários projetos na área do jornalismo. Apaixonado por tecnologia, tenho especialização na Área. Agora nos encontramos por aqui.

No Comment to " Suely rateia governo e atrai quatro deputados para sua base de apoio "

Obrigado por comentar aqui no blog
Os comentários neste blog são livres, sem moderação.
Aviso, no entanto, que ofensas, palavrões ou quaisquer expressões racistas ou discriminatórias serão apagadas sumariamente.
Para quem comentar com responsabilidade, este espaço estará sempre aberto. Críticas e sugestões para o autor serão bem-vindas.

OBS: Os comentários dos leitores não refletem necessariamente a opinião do autor do blog.