ABANDONO DE CRIANÇAS RECÉM-NASCIDAS: um dos efeitos tristes da imigração venezuelana em RR

Os efeitos da imigração venezuelana em Roraima tem sido diversos e preocupantes. Um dos mais cruéis deles chegou ao meu conhecimento exatamente nesta quarta-feira (21 de outubro). Muitas crianças recém-nascidas estão sendo abandonadas pelas jovens mães venezuelanas, logo depois do parto, e ficam aos cuidados do Estado, no Abrigo Infantil mantido pela Secretaria de Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes).

A secretária Tânia Soares disse, em entrevista a este editor, que muitas mães que têm tido seus filhos na maternidade abandonam as crianças. Aí começa a saga dos técnicos da pasta para tentar encontrar as famílias das crianças. Essa situação de abandono tem sido cada vez mais frequente.

“Tem ocorrido muitos casos de abandono recém-nascidos por mães venezuelanas. Nós temos dentro dos nossos abrigos crianças de zero a 12 anos e algumas delas com deficiência”, disse, destacando que a Setrabes também tem dado abrigo a crianças indígenas.

A Assistência para essas crianças venezuelanas e indígenas é prestada a partir de parcerias com várias agências internacionais que trabalham no apoio aos imigrantes.

Uma vez identificado o caso de abandono, a equipe técnica da Setrabes tenta identificar os motivos que levaram à separação das crianças da sua família. No caso dos recém-nascidos, quando a família não é localizada, elas são encaminhadas para adoção.

De acordo com o que disse a secretária Tânia Soares, a pasta atende todas as crianças e adolescentes venezuelanos desassistidos, desacompanhadas e separadas de suas famílias. “Muitos adolescentes chegam a Roraima sem as suas famílias, desamparadas e desassistidas pelas famílias”, disse Tânia.

Algumas essas crianças e adolescentes são reintegradas às suas famílias, com o apoio das agências internacionais. Outras, ficam no abrigo, recebendo os cuidados do governo.

Tânia Soares fala sobre o abandono de crianças recém-nascidas de mães venezuelanas

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#ImigraçãoVenezuelana #ImigrantesemRoraima #CrisenaVenezuela #GovernodeRoraima #AbandonodeIncapazes

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.