ADERR espera que 90% dos criadores de gado notifiquem a vacinação do seu rebanho

Os produtores rurais e agropecuaristas de Roraima têm até o dia 15 de novembro para notificar a Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (ADERR) sobre a vacinação do seu rebanho contra febre aftosa.

A Agência espera o cumprimento do prazo de declaração da vacina e alerta aos produtores sobre a obrigatoriedade da comunicação do ato à instituição para evitar a aplicação de multa. A campanha de vacinação contra a aftosa terminou no dia 31 de outubro.

O estado tem um rebanho bovino de aproximadamente de 890 mil cabeças de gado. Sendo que Mucajaí tem o maior rebanho, com 135.000 cabeças. Em segundo lugar vem o município de Amajari, com 104.000 cabeças. Alto Alegre 85.000 é o terceiro município com maior rebanho bovino. Esses são os dados mais recentes da ADERR.

Desse total, 340 mil animais com idade que vai de 0 a 24 meses devem ser vacinados. Conforme Erika Paracat – diretora de Defesa Animal da ADERR, até esta segunda-feira (9 de novembro) a Agência havia recebido notificação da vacinação de 70% desse rebanho. A meta é chegar aos 90%.

Conforme informou a Agência, a notificação da vacinação do repode ser feita pelo SIGADERR (Sistema de Informação), caso o produtor tenha acesso pessoal ao sistema, além de poder declarar nas Unidades de Defesas Agropecuárias (UDAs) no Município onde está localizada sua propriedade.

Roraima possui status sanitário de zona livre de febre aftosa com vacinação, atendendo as medidas estabelecidas pelo PNEFA (Programa Nacional de Vigilância de Febre Aftosa) e pelo MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para contribuir com a erradicação da doença no Brasil.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#CampanhadeVacinação #FebreAftosa #SetorProdutivo #DefesaAgropecuária #GovernodeRoraima #GadoBovino

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.