Apesar do aumento na receita, Prefeitura de Boa Vista corta recursos de secretarias e programas

A Prefeitura Municipal de Boa Vista (PMBV) teve um aumento de 17% na receita, num comparativo entre as LOA’s (Lei Orçamentária Anual) de 2017 e 2020, de acordo com o Portal da Transparência do Município.

Já nas receitas correntes, que levam em conta a arrecadação de impostos, taxas e contribuições, o aumento chegou a 57%, no comparativo entre o previsto nas LOA’s de 2017 e 2020.

Mesmo com esse cenário superavitário de arrecadação, a Prefeitura de Boa Vista promoveu cortes em diversas secretarias e programas que são importantes para a população.

Somente na Habitação e Urbanismo, setores controlados pela Empresa de Desenvolvimento Urbano e Habitacional (Emhur), a tesourada foi de mais de 80%, prejudicando projetos habitacionais e urbanísticos essenciais para a cidade.

O setor cultural, que sempre ficou em segundo plano na atual gestão, teve um corte de quase 20% no já mirrado orçamento, no comparativo entre 2017 e 2020.

Outro ponto que chama a atenção é o corte de 92% no Programa Braços Abertos, ‘vendido’ pela prefeita Teresa Surita como ponto mais forte da prefeitura em termos de acesso a população.

Quem também teve um corte considerável foi o Programa Família que Acolhe, que é uma política pública que cuida da criança desde a gestação até os seis anos de idade, garantindo o acesso à saúde, educação e desenvolvimento social de maneira integrada.

No programa que transformou Boa Vista na “Capital da Primeira Infância”, segundo tem divulgado amplamente a prefeita, a redução foi de 46,63% em seu orçamento anual.

Por fim, quem também foi atingido pela tesoura foram os conselho municipais (Assistência Social, Idoso, Criança e Adolescente, Mulher, Drogas e Tutelares). Todos tiveram cortes orçamentários próximos ou acima de 50% no comparativo entre 2017 e 2020.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#BoaVista #PrefeituradeBoaVista #ServiçosPúblicos #CortesnoOrçamento #CapitaldeRoraima #ProgramasSociais #TeresaSurita

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.