Arthur e Ottaci duelam em debate da TV Roraima. Jogo de acusações marca evento

Os candidatos a prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (MDB) e Ottaci Nascimento (Solidariedade), participaram na noite desta sexta-feira (27 de novembro), do debate realizado pela TV Roraima/Rede Amazônica. O debate foi mediado pelo jornalista Igor Duarte.

Dividido em três partes, o debate teve o primeiro e o terceiro blocos com temas livres, e o segundo, com temas determinados por sorteio. Ottaci começou a fazer perguntas no segundo bloco sobre o tema transporte público.

O candidato do Solidariedade questionou Arthur Henrique sobre o que ele qualificou como a falta de atenção da Prefeitura de Boa Vista aos deficientes físicos e perguntou se o serviço de aplicativo UBER iria ficar sem regulamentação pela atual gestão.

Arthur respondeu que toda a infraestrutura de transporte público da capital foi modernizada, com a revitalização do mini terminal do Centro e com a disponibilização de centrais de ar nas paradas de ônibus. Arthur disse ainda que a trafegabilidade das ruas de Boa Vista foi humanizada, inclusive com a criação das ciclovias.

O candidato do MDB afirmou também que a regulamentação do UBER estará dentro de um plano de mobilidade que será proposto e executado pela sua gestão, se ele for eleito prefeito de Boa Vista. Na tréplica, Ottaci disse que a atual gestão não tem compromisso com os motoristas de aplicativo.

Arthur perguntou a Ottaci sobre as ações do candidato para a área de saneamento básico. O concorrente do Solidariedade disse que é deputado federal a apenas um ano, enquanto a atual administração está no poder há mais de 20 anos. Ottaci afirmou ainda que a administração de Teresa nunca o procurou para tratar sobre alocação de recursos.

“Em resumo, o candidato nem mostrou o que ele já fez para melhorar o serviço de drenagem de Boa Vista nem mostrou suas propostas sobre o que pretende fazer. A atual gestão já fez mais obras de drenagem do que já havia sido feito em toda a história da capital”, rebateu Arthur. Ottaci acusou a atual gestão de querer privatizar os serviços de fornecimento de água de Boa Vista.

Ouça nossos podcasts

Direto ao Ponto – A crônica bem-humorada da política roraimense

Macuxicast – A cultura, a arte e os costumes da gente amazônida em evidência

Educação em pauta

Quando foi abordado o tema educação, Ottaci perguntou como Arthur pretende levar creches e casas-mãe para todos os bairros de Boa Vista. O candidato emedebista disse que, como secretário de Educação, trabalhou para levar mais qualidade para as escolas municipais, oferecendo tablets e até robôs para os alunos.

Arthur disse ainda que Boa Vista tem as melhores creches do país, que são referência internacional. A ideia é saltar de 2.700 vagas para 6.000 vagas nas creches da capital.

Duelo sobre educação e segurança

Sobre o tema segurança, Arthur perguntou a Ottaci quais suas propostas para a área. O candidato do Solidariedade disse que pretende criar o Fundo Municipal de Segurança Pública. Disse que vai implantar um sistema de monitoramento em toda a cidade para oferecer segurança aos moradores e comerciantes.

Por várias vezes Ottaci disse que tentou destinar recursos para a Prefeitura de Boa Vista, inclusive para a área de segurança, mas foi desmentido por Arthur.

No começo do terceiro bloco, os candidatos voltaram a tratar sobre o tema educação. Ottaci comparou as escolas dos bairros mais centrais com aquelas das comunidades mais carentes. Ele disse que é preciso dar uniformidade para a educação em todos os bairros.

“Não podemos ter um gestor que olhe para uns e outros não”, disse Ottaci. “Se o candidato visitou as escolas não entrou”, rebateu Arthur, garantindo que todas as escolas e creches têm praticamente a mesma infraestrutura.

A pandemia e a saúde

No terceiro e último bloco, os candidatos se arguiram sobre o tema Saúde. E, como não poderia deixar de ser, a pandemia permeou as perguntas e respostas dos dois candidatos.

Ottaci acusou a gestão da prefeita Teresa de fechar o comércio, com o lockdown, e os postos de saúde nos finais de semana. Já Arthur acusou Ottaci de não ter alocado recursos para a aquisição de medicamentos. “Nem um comprimido de azitromicina sequer”, disse Arthur.

Todos os envolvidos no debate seguiram os protocolos de prevenção à Covid-19.

As imagens deste post são reproduções da TV Roraima/Rede Amazônica

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

#EleiçõesemBoaVista #BoaVista #Políticae #ArthurHenrique #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral #Roraima #OttaciNascimento #CandidatosaPrefeito

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.