Chico Rodrigues se afasta do cargo por 121 dias. Filho de senador é seu suplente

O senador Chico Rodrigues (DEM-RR) pediu nesta terça-feira (20) afastamento do cargo por 121 dias, sem direito a receber salário. No pedido inicial, encaminhado à mesa do Senado no final da manhã, ele havia solicitado uma licença de 90 dias.

O pedido de licença motivou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, a anular a própria decisão de mandar afastar o parlamentar, e a retirar da pauta do tribunal o pedido de julgamento do caso, que estava marcado para esta quarta-feira.

Chico tem como primeiro suplente seu filho dele Pedro Arthur Ferreira Rodrigues (DEM), que tem 30 dias para decidir se irá assumir o cargo no lugar do pai. Se houver desistência de Pedro Arthur, o segundo suplente, Onésimo Cruz (PSDB) tem também 30 dias para decidir se ocupa a cadeira.

Relembre o caso

Na última semana, o senador Chico Rodrigues foi surpreendido em casa com dinheiro na cueca durante busca e apreensão da Polícia Federal.

No pedido de afastamento, o senador afirma que o dinheiro que estava com ele é lícito. Ele gravou um vídeo onde diz que escondeu os R$ 33 mil reais por impulso.

O presidente do Conselho de Ética do Senado, senador Jayme Campos (DEM-MT), que sugeriu o afastamento de Chico Rodrigues por 121 dias, afirmou que a licença não interfere no processo no colegiado.

Ele disse que a ação continua no seu ritmo normal, e que aguarda a manifestação da Advocacia Geral do Senado para reunir o Conselho de Ética e definir o relator do caso.

A Polícia Federal investiga o suposto desvio de R$ 20 milhões de recursos públicos destinados ao combate da covid-19 em Roraima. O senador Chico Rodrigues, que antes da operação era vice-líder do governo, nega as acusações.

Com informações da Agência Brasil

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#PolíticaemRoraima #PolíciaFederal #ChicoRodrigues #DinheironaCueca #CombateàCorrupção

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.