Epicentro do terremoto de domingo foi próximo a Boa Vista, diz governo da Guiana


O terremoto de 5.9 graus resultou em várias casas destruídas na Guiana

Apesar de ter sido sentido em praticamente todo o Estado de Roraima, o terremoto de 5.7 graus que teve Lethem, na Guiana, como epicentro, não causou nenhum dano por aqui. Porém, do lado guianense, muitas pessoas tiveram suas casas destruídas pelo abalo sísmico. Moradores de Rorainópolis, no Sul de Roraima, afirmam que também sentiram o terremoto na tarde deste domingo (31 de janeiro).


O editor deste blog consultou moradores e autoridades de Bonfim, município roraimense na fronteira com a Guiana, sobre como o terremoto foi percebido pelos moradores locais, mas eles disseram que apesar de terem sentido a terra tremer bastante, não houve nenhum dano material.


A publicação guianense Guiana Times registrou em sua edição impressa desta segunda-feira (1 de fevereiro) que “várias casas e estradas foram danificadas na tarde de domingo após um terremoto de magnitude 5,9 na área sul profunda de Rupununi, região Nove (Alto Takutu-Alto Essequibo)”.


O jornal destaca que o terremoto foi sentido em toda a Guiana. A Comissão de Defesa Civil (CDC) disse que o terremoto teve uma profundidade rasa de 10 quilômetros e um epicentro próximo a Boa Vista, aqui no Estado de Roraima, que faz fronteira com Lethem, na Guiana, por volta das 15h05.


Autoridades regionais da Região Nove confirmaram, segundo o jornal Guiana Times, que há alguns danos às propriedades e superfícies terrestres como resultado do terremoto que abalou várias partes do país. O Sistema Regional de Resposta está mobilizado e pronto para realizar uma avaliação e dar apoio às famílias afetadas.


Ainda conforme o jornal do país vizinho, O United States Geological Survey (USGS) emitiu um alerta amarelo para perdas econômicas, o impacto dos danos possivelmente provocados pelo terremoto são de pequena monta. "Os danos estimados são inferiores a 1% do PIB da Guiana. Eventos passados com esse nível de alerta exigiram um nível de resposta local ou regional", observou o USGS.



Relatório do United States Geological Survey com informações sobre o terremoto do último domingo, na Guiana


Com informações e imagens do jornal Guiana Times

Meu caro leitor, eu acabei de lançar na Amazon o livro A explosão do podcast, onde situo o leitor sobre o crescimento e versatilidade desta mídia em áudio sob demanda, que pode ser consumida onde, quando e da forma que você quiser.


No livro, eu também ensino todos os passos, técnicas e indico os equipamentos e aplicativos necessários para você produzir seu podcast com absoluta liberdade e qualidade. Vai lá em Amazon.com.br, procura pelo termo A explosão do podcast e compra o seu exemplar. O livro está disponível nos formatos impresso e ebook.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog:


luiz.valerio.silva@gmail.com | (95) 99135-8757

97 visualizações0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.