Funai acena com disposição de reabrir tratativas para construção do Linhão de Tucuruí

Deu no blog do Jornalista Expedito Peronnico:

A Fundação Nacional do Índio (Funai) anunciou hoje (7) em Brasília que pretende retomar até o próximo dia 15 as tratativas com as lideranças dos índios Waimiri-Atroari que possibilite a expedição da licença ambiental para a construção da linha de transmissão que vai ligar Manaus e Boa Vista, o conhecido Linhão de Tucurúi e colocar Roraima no Sistema Integrado Nacional (SIM) de distribuição de energia elétrica.

Pelo projeto inicial o linhão terá uma extensão de 721 quilômetros, dos quais 123 passam por dentro da reserva indígena, margeando a rodovia BR-174, na divisa de Roraima com o Amazonas.

Para que a construção da linha de transmissão se efetive o governo federal, por meio da Funai, tenta obter a concordância dos indígenas, obedecendo acordos internacionais com base na Organização Internacional do Trabalho (OIT).

O plano apresenta as medidas mitigadoras e compensatórias para possibilitar a obra. Entre as medidas estão programas e atividades a serem executados por meio da Associação Comunitária Waimiri Atroari (ACWA).

Segundo a Funai, a etnia está disposta a retomar as atividades de tradução do plano Básico Ambiental-Componente Indígena (PBA-CI), paralisadas por causa da pandemia. Mas, os indígenas exigem o cumprimento de protocolos de saúde contra a Covid-19, além de recomendações da Associação. O protocolo inclui quarentena de 14 dias e testagem antes da entrada no território indígena.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#Funai #QuestãoIndígena #LinhãodeTucuruí #EnergiaparaRoraima #Roraima #QuestãoEnergética

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.