Ibope ‘toma tento’ e mostra números mais próximos da realidade neste 2º turno em Boa Vis
Olá, caros (e)leitores, vocês perceberam que depois do “escândalo” referente à suposta compra das pesquisas Ibope no primeiro turno, o Instituto passou a publicar pesquisas mais condizentes com o que as urnas mostraram no round da disputa eleitoral? Ou seja, os dados das entrevistas com os eleitores de Boa Vista agora mostram Arthur Henrique (MDB) disparado à frente de Ottaci Nascimento (Solidariedade).
Isso quer dizer que o Ibope assimilou o golpe. O mais famoso instituto de pesquisas do Brasil não contava com vazamento daquela conversa estranha entre o ex-craque de futebol Túlio Maravilha e o fiador da campanha de Ottaci e presidente da Assembleia Legislativa, deputado Jalser Renier, sobre a história de que “aqui não tem pinga-pinga” e que “o dinheiro já está com ele” ou ainda “precisamos fazer outra visita ao ‘homi aí”, se referindo ao presidente do Ibope, Carlos Augusto Montenegro, presidente do Botafogo, ex-clube de Túlio.
Ouça nossos podcasts
Direto ao Ponto – A crônica bem-humorada da política roraimense
Macuxicast – A cultura, a arte e os costumes da gente amazônida em evidência
Bom, o fato é que as duas últimas pesquisas Ibope feitas para medir a preferência do eleitor neste segundo turno colocaram os pingos nos is. Na primeira pesquisa feita para este segundo turno, o resultado do Ibope mostrou Arthur com 67%, enquanto Ottaci aparecia com apenas 19%, uma diferença de 48 pontos percentuais. Na segunda pesquisa, divulgada nesta quinta-feira (26 de novembro), o candidato emedebista ficou à frente 79% contra 21% do concorrente do Solidariedade, o que dá uma diferença de 58 percentuais.
É bem verdade que pesquisa não ganha eleição. Trata-se apenas uma amostra do momento em que as entrevistas foram realizadas. Mas o que está em “jogo” aqui é a transparência dos números e a realidade que eles mostram. Até por ter domínio da máquina pública e por ter a prefeita Teresa Surita (MDB), gestora municipal mais bem avaliada do Brasil como garota propaganda, Arthur está, sim, em vantagem numérica à frente do seu adversário. Querer dizer qualquer coisa ao contrário disso seria engodo.
Envie sua sugestão de pauta para o Blog
#BoaVista #ArthurHenrique #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral #PolíticadeRoraima