MDB é o partido com mais prefeitos eleitos na disputa deste ano

O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos. Se falarmos de uma maneira geral não levando em conta só as capitais, o MDB também é a legenda que mais conquistou votos, conseguiu 784 prefeituras.

Só nas capitais foram cinco. Oito deputados dos 15 congressistas que foram para o 2° turno foram eleitos. Três deputados já haviam sido eleitos no primeiro turno.

No total, 11 de 70 deputados e senadores foram eleitos prefeitos e vice-prefeitos nas eleições municipais de 2020. Dois senadores disputaram o pleito e nenhum foi eleito.

Os deputados eleitos para as prefeituras de quatro capitais neste segundo turno foram João Campos do PSB, no Recife; Edmilson Rodrigues do PSOL, em Belém; Eduardo Braide do Podemos, em São Luís; e JHC do PSB em Maceió.

O PP aparece em segundo lugar, elegeu 685 prefeitos, e logo em seguida aparece o PSD que conquistou 654 cadeiras para comandar as cidades.

O PSDB assume o quarto lugar, com 520 prefeituras, e o Democratas com 464. O PT aparece na décima primeira posição com 183 prefeitos eleitos e o PSL com 90, assumindo a décima sexta posição.

Partidos do chamado Centrão vão comandar quase metade dos municípios do país, um total de 2 mil e 400.

Entre os partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras. Hoje o centrão é o bloco com maior número de parlamentares no Congresso.

Das 25 capitais, apenas em uma delas, Palmas, uma mulher estará à frente da prefeitura em 2021 – Cinthia Ribeiro, do PSDB, que foi reeleita.

Das 19 cidades em que havia mulheres na disputa, oito venceram neste segundo turno.

Outro dado que chama atenção: das 25 capitais, 8 terão prefeitos autodeclarados negros. O número, apesar de baixo, é o dobro do registrado em 2016.

E uma curiosidade final, com 27 anos, João Campos do PSB, eleito prefeito de Recife, será o mais jovem administrador de uma capital a partir de 2021. No outro extremo, Dr. Pessoa, eleito para governar Teresina, é o mais velho entre os prefeitos das capitais, com 74 anos.

Lembrando que ainda haverá eleição em Macapá, no Amapá, cidade que foi prejudicada pelo apagão elétrico, neste mês, e que teve o pleito adiado.

Com informações da Agência Brasil

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

#BoaVista #ArthurHenrique #PolíticaemRoraima #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #CorridaEleitoral

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.