Ministério Público aciona Prefeitura de Pacaraima judicialmente para que construa centro de zoonoses

A Prefeitura de Pacaraima está sendo acionada judicialmente pelo Ministério Público de Roraima (MPRR) para que cumpra o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e regularize a situação de animais abandonados nas vias públicas da cidade. A execução judicial do TAC por descumprimento prevê hoje multa no valor de R$100 mil reais.

No final do mês de agosto deste ano, o MPRR protocolou na justiça estadual um documento em que pede a execução judicial do TAC firmado com município. O acordo foi feito em junho de 2017, mas até hoje não foi cumprido.

O promotor de Justiça de Pacaraima, Valcio Ferri, afirma que devido à condição errante dos animais, foram registrados acidentes de trânsito, ataques à população e poluição, já que os animais danificam os coletores de lixo.

Segundo o acordo firmado entre o MPRR e o Município, a prefeitura deveria elaborar um projeto técnico e, no prazo de nove meses, implantar um centro de controle de zoonoses, seguindo as diretrizes da Funasa com contratação e alocação de recursos humanos necessários às atividades do órgão.

Deveriam ser disponibilizados médico veterinário, biólogo, técnico agropecuário, agentes de controle de zoonoses e endemias, assistente administrativo, auxiliar de serviços gerais, motoristas, dentre outros profissionais.

Uma das preocupações do Ministério Público é o estado de saúde dos cães, gatos e cavalos abandonados, por isso, o MP também pede no acordo, o atendimento médico veterinário aos animais.

Outras ações previstas no TAC, são a realização de campanha para controle populacional de animais no município e executar alta cobertura vacinal, ampla e acessível, a toda a população, visando a erradicação de zoonoses.

Ferri constatou que foram lavrados nos últimos meses vários boletins de ocorrência na delegacia da cidade, relatando ataques de cães à população, o que evidencia a gravidade do problema em Pacaraima.

“Foram expedidos ofícios ao Prefeito e à Secretária Municipal do Meio Ambiente, requisitando informações sobre o TAC, sem qualquer manifestação. A Municipalidade permaneceu inerte”, disse o Promotor. 

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#CentrodeZoonoses #Pacaraima #SaúdePública #PrefeituradePacaraima #SaúdeAnimal #MinistérioPúblico

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.