Prefeito diz que emendas feitas à LOA por vereadores trarão prejuízos à população


Segundo Arthur Henrique, as emendas aprovadas foram fruto das "manobras de um grupo de vereadores"

A novela em torno das emendas feitas e aprovadas no Orçamento de Boa Vista para 2021 ainda está longe de acabar. O prefeito da Capital, Arthur Henrique (MDB), disse em entrevista coletiva concedida a uma emissora de rádio local, nesta terça-feira (19 de janeiro), que as emendas são inconstitucionais.


Conforme disse o prefeito Arthur, o regimento interno da própria Câmara de Vereadores prevê que os parlamentares podem propor emendas em até 20 dias da leitura da lei em plenário e esse prazo se esgotou em 26 de outubro de 2020. O gestor falou na existência de "manobras feita por um grupo de vereadores", demonstrando todo seu descontentamento com as emendas feitas à peça orçamentária.


“As manobras de um grupo de vereadores, além de prejudicar a população, são inconstitucionais. Estamos aguardando a Câmara encaminhar a LOA para apreciação. Vamos analisar com a Procuradoria-Geral do Município a legalidade dessas emendas e tomar a decisão que não prejudique o andamento do trabalho realizado há oito em Boa Vista e aprovado pela população”, disse Arthur.


Arthur Henrique voltou a afirmar que as emendas aprovadas afetam diretamente as classes cultural, artística, esportiva e o meio turístico envolvidos no Boa Vista Junina, Natal da Paz e a Corrida Internacional 9 de Julho. O município ficou impossibilitado de ajudar muitas pessoas que têm sofrido com perdas financeiras por conta da pandemia.


“A cultura foi uma das áreas mais afetadas com a pandemia, pois existem pessoas que dependem disso financeiramente. As emendas inviabilizam o Teatro Municipal, podendo fechar. Prejudicam também o funcionamento do Instituto Boa Vista de Música (IBVM), o apoio aos artistas locais e acabam com as escolinhas da Vila Olímpica, feirinha de artesanato e a parceria com o futebol amador e demais atividades esportivas”, explicou.


As emendas de apenas um vereador retira ainda R$ 20 milhões da Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente, prejudicando consideravelmente os serviços de manutenção da cidade, como limpeza de ruas, feiras, praças, limpeza de canais e galerias. Desse total, R$ 9 milhões foram direcionados para aumentos salariais e verbas de gabinetes dos vereadores.


Arthur enfatizou que, nos últimos oito anos, Boa Vista se transformou com o trabalho realizado por ele e a ex-prefeita Teresa Surita, principalmente na área da saúde. “Hoje temos o melhor Hospital Infantil do país. Local equipado e com profissionais capacitados para atender crianças de todo o estado e também dos países vizinhos”, frisou.


“Em 2013 tínhamos sete unidades básicas de saúde funcionando, hoje são 34. Na pandemia conseguimos fazer um trabalho importante com a população, oferecendo testes, medicamentos e um atendimento de qualidade, isso mostra o quanto a gestão se preocupa com a saúde do município. Tudo isso só foi possível ser feito depois de muito planejamento”, ressaltou.


Entenda mais sobre o assunto ouvindo o Podcast Direto ao Ponto 👇👇👇




Meu caro leitor-ouvinte, eu acabei de lançar na Amazon.com.br meu livro A explosão do podcast. Olha, modéstia à parte, a obra ficou bem interessante. É um livro-guia que ensina tudo o que você precisa saber para criar um podcast de sucesso.


A obra, no entanto, vai além, mostra a você todo o potencial que a mídia podcast tem para alavancar sua carreira pessoal e/ou profissional, assim como o seu negócio. Confere lá na minha Página de Autor na Amazon, considere comprar a obra, vai. 😁😁😁


Envie sua sugestão de pauta para o Blog


luiz.valerio.silva@gmail.com | (95) 99134-8757

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.