REDE levanta a bandeira do protagonismo indígena e lança candidatos em vários municípios de Roraima

O Partido Rede Sustentabilidade (REDE) resolveu dar protagonismo aos índios roraimenses nestas eleições. Com o prestígio adquirido a partir da eleição de Joenia Wapichana, primeira deputada federal indígena no Brasil, o partido realizou seis convenções municipais, no período de 3 a 7 de setembro, quando foram lançadas 32 candidaturas indígenas, sendo 30 para o cargo de vereador e 2 para vice–prefeito, em Bonfim e Normandia.

No Cantá, dos nove pré-candidatos a vereador, cinco são mulheres. O mesmo acontece em Normandia. Em Uiramutã, na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, o candidato a prefeito será uma liderança indígena indicada em uma assembleia regional de Tuxauas. Na disputa eleitoral 2020, por decisão das próprias bases políticas nos municípios, a REDE apoiará os partidos Republicanos, PROS, PSD, PDT e PCdoB.

No dia 16 será realizada a convenção do elo da Rede Sustentabilidade em Boa Vista, quando o vereador e professor universitário Linoberg Almeida será confirmado como candidato a prefeito da Capital.

As executivas municipais, chamadas no partido de Elos, de Bonfim, Cantá, Amajari, Alto Alegre, Normandia e Pacaraima vão participar do processo político, tendo como principal linha de defesa a representatividade indígena nos espaços políticos. O partido diz que vai trabalhar para eleger mais indígenas com o objetivo de ocupar os espaços políticos nos municípios.

O porta-voz Estadual da REDE, Marcos Braga e a deputada federal Joenia Wapichana defendem uma agenda para as candidaturas pautada na defesa do meio ambiente, direitos dos povos indígenas, direitos humanos, das minorias e, principalmente, o princípio da coletividade, um dos pontos mais fortes das candidaturas indígenas em Roraima.

“É um processo histórico, democrático e de participação política importante que vivenciamos nas eleições de 2020”, disse Braga. “Sempre falaram que a política não era para nós, indígenas, e que não tínhamos capacidade de eleger, mas estou aqui, como prova de que temos força e somos capazes sim de eleger os nossos representantes indígenas”, reforçou Joênia.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#JoêniaWapichana #PolíticaemRoraima #EleiçõesMunicipais #Eleições2020 #ÍndiosdeRoraima #RedeSustentabilidade

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.