Resultado das eleições em Boa Vista mostra que Pesquisas Ibope eram ‘pura jaca’. No mínimo

A cogitação de que as pesquisas IBOPE feitas em Boa Vista que apontavam o candidato Ottaci Nascimento (Solidariedade) em primeiro lugar na preferência do eleitorado eram irreais, foi confirmada pelas urnas. A totalização dos votos, cujo resultado colocou Arthur Henrique (MDB) como o mais votado para prefeito da capital, com 49,64% (78.425) dos votos válidos, enquanto Ottaci ficou em segundo com APENAS 10,59% (16.735), mostra que não dava mesmo para confiar nos números ibopianos. A diferença entre os dois candidatos foi de 61.690 votos.

Desde a pré-campanha se dizia que Ottaci teria uma campanha rica, com muito dinheiro (algo em torno de R$ 20 milhões, segundo o deputado Renato Silva) para tentar conquistar o voto dos eleitores. No entanto, ao serem contados os votos, o que se viu foi uma disputa acirrada entre o segundo lugar (Otacci) e o terceiro colocado (Linoberg), “brigando” para ver quem iria para o segundo turno. Por muito pouco a campanha dos tostões (Rede) não suplantou a campanha dos milhões (Solidariedade).

As suspeitas sobre as pesquisas do Ibope se intensificaram após a divulgação de um vídeo explosivo, que circulou na sexta-feira (13 de novembro) nas redes sociais, com uma conversa entre o presidente da Assembleia Legislativa de Roraima, Jalser Renier (Solidariedade), e o ex-craque de futebol, Túlio Maravilha, sobre um suposto esquema para a compra dos resultados das pesquisas feitas pelo maior instituto do ramo no Brasil. A credibilidade do Ibope ficou deveras arranhada aqui em Roraima.

O vídeo explosivo com a conversa para lá de suspeita se espalhou pelas redes sociais feito rastilho de pólvora, o que levou o IBOPE Inteligência a publicar uma nota de repúdio contra a acusação de manipulação dos resultados das pesquisas.

Em sua nota, que mais aumenta as suspeitas do que alivia o problema, o Ibope afirma que suas pesquisas “representam a população em estudo, pois todos os grupos sociais e as várias regiões geográficas aparecem na amostra em proporção muito próxima à da população pesquisada”. O instituto de pesquisa garante que “os resultados das nossas pesquisas refletem fielmente o que encontramos na interlocução com as pessoas que entrevistamos e independem totalmente dos interesses de quem nos contrata”.

O fato é que o resultado das urnas demonstrou, de forma incontestável, que as sondagens realizadas pelo Ibope em Boa Vista foram feitas sob medida para tentar influenciar o eleitorado. Bom, de qualquer modo, não funcionou.

Envie sua sugestão de pauta para o Blog

Conversar no WhatsApp

#Eleições2020 #EleiçõesMunicipais #OtacciNascimento #PrefeituradeBoaVista

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.