Roraima apresenta maior crescimento populacional do Brasil pelo terceiro ano consecutivo

Os dados de estimativa populacional dos estados e municípios brasileiros, divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que Roraima apresentou um crescimento populacional de 4,2% na comparação com 2019.

Pelo terceiro ano consecutivo, o estado teve o maior crescimento populacional do Brasil. Os números são cinco vezes superiores à média nacional, que aponta para um crescimento médio de 0,8%. Conforme o IBGE, Roraima tem agora 631.181 habitantes.

De acordo com o secretário adjunto e economista da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), Fábio Martinez, as estimativas são construídas pelo Sistema de Projeções e Estimativas Populacionais (Sispep). Em Roraima, esse trabalho é realizado mediante acordo de cooperação técnica entre o IBGE e a Seplan.

“A parceria entre IBGE e Seplan possibilita uma estimativa mais precisa da população do nosso Estado, principalmente no que tange ao fluxo migratório”, disse ele, salientando que o governo trabalhou para que o fluxo migratório, principalmente de venezuelanos, fosse considerado nas estatísticas populacionais do stado.

A inclusão dos imigrantes na estimativa populacional de Roraima vai servir de base para o cálculo das transferências federais direcionadas para Roraima, como o Fundo de Participação dos Estados (FPE) e o Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

#desenvolvimentoregional #EstatísticasdoIBGE #EstimativaPopulacional #Roraima

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.