Teresa lança novos decretos liberando reabertura de cinemas e retorno de pequenos eventos e feiras

A partir deste sábado (12 de setembro) os cinemas de Boa Vista serão liberados para voltar a funcionar com 50% da capacidade, assim como os espaços de eventos e festas de pequeno porte com lotação máxima de até 200 pessoas.

Os novos decretos baixados pela prefeita da Capital, Teresa Surita (MDB), estabelecem ainda que as feiras livres voltarão a funcionar num regime de revezamento semanal entre os feirantes a partir do dia 19.

As medidas fazem parte da 3ª etapa do plano de reabertura gradual do comércio, que foi alterado com base em protocolos de saúde pública e controle de controle da Covid-19.

Shows, eventos e festas voltados para um público superior a 200 pessoas vão esperar nova regulamentação da administração municipal. A liberação desses eventos deve ocorrer quando os dados referentes à pandemia permitirem a tomada de decisão com segurança.

Para a retomada dos eventos de pequeno porte, os responsáveis por estes deverão cumprir todos os protocolos sanitários já estabelecidos em decretos anteriores, como o uso de máscaras, a higienização com álcool em gel e o distanciamento social nos ambientes.

A Vigilância Sanitária deverá ser comunicada da realização com antecedência de 72 horas. Os ambientes onde esses eventos serão realizados deverão utilizar termômetro digital infravermelho por pessoa capacitada para aferir a temperatura dos participantes dos eventos.

Para garantir a circulação de ar, os ambientes fechados deverão ser mantidos com as portas e janelas abertas. Será necessário estabelecer um intervalo mínimo duas horas entre cada festa ou evento, para que seja feita a limpeza e higienização do lugar.

Os responsáveis por estes espaços devem garantir que haja o  distanciamento mínimo de dois metros entre as mesas. Poderão ser usadas barreiras físicas.

Quem gerencia esses ambientes deve se assegurar de que está obedecendo o número máximo de clientes definidos para cada espaço, assim como deve organizar uma relação de todas as pessoas presentes nos eventos com endereço e telefone, de modo a permitir o contato pela Vigilância Epidemiológica em caso de detecção de casos positivos de covid-19.

Nos ambientes voltados a festas infantis, não será permitido o uso de piscina de bolinhas, devido à dificuldade para manter a higienização. Os demais brinquedos serão liberados, desde que higienizados e respeitando o distanciamento. Os chamados “brinquedões” estão liberados, sendo que será permitido uma criança por vez.

Feiras livres voltam a partir do dia 19

No tocante às feiras livres, o seu retorno em Boa Vista será permitido a partir do dia 19 de setembro. Como medida de segurança, foi estabelecido um sistema de revezamento entre os feirantes pelos próximos meses para evitar aglomerações.

A prefeitura elaborou um calendário para garantir o revezamento de forma eficaz. Assim, o feirante poderá montar sua barraca nas datas estipuladas.

No entanto, na retomada das feiras livres será obrigatório o uso das máscaras faciais por todos: feirantes, colaboradores e clientes. Está proibido o consumo ou degustação de alimentos ou bebidas no lugar, para evitar contaminação pelo Novo Coronavírus e aglomeração.

Caberá aos feirantes adotar condições de higiene em suas bancas e barracas, especialmente com a lavagem e limpeza das mãos, máquinas de cartão, balanças, utensílios e dos produtos comercializados.

Comerciantes e funcionários que fazem parte dos grupos de risco, como idosos, gestantes ou acometidos de comorbidades ou doenças crônicas estão proibidos de frequentar esses lugares a trabalho.   

Envie sua sugestão de pauta para o Blog


Conversar no WhatsApp

#BoaVista #PrefeituradeBoaVista #CoronavírusemRoraima #CoronavírusemBoaVista #ReaberturadoComércio #TeresaSurita #PandemiadeCoronavírus

0 visualização0 comentário

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2021 Blog do Luiz Valério. Uma publicação da Verbo Digital Comunicação e Marketing. Todos os direitos reservados.